sicnot

Perfil

Mundo

Motoristas congestionam o trânsito de Caracas em protesto

Motoristas de várias linhas de autocarros de Caracas concentraram-se esta quarta-feira junto do Ministério dos Transportes da Venezuela em protesto pela suspensão do aumento do preço dos bilhetes.

A maioria dos autocarros de passageiros na Venezuela é propriedade dos próprios motoristas, que na segunda-feira anunciaram um aumento do preço mínimo dos bilhetes de 45 para 60 bolívares (de 0,06 para 0,08 euros), mas que foi suspenso pelo governo.

O aumento foi questionado na terça-feira pelo ministro dos Transportes, Ricardo Venezuelano, que anunciou, através do Twitter, que era ilegal enquanto não fosse publicado na Gazeta Oficial.

Os motoristas contestaram a posição do ministro e alegaram ter chegado a um acordo com o vice-presidente da Venezuela, Aristóbulo Isturiz, para aumentar o preço e ameaçaram paralisar o serviço.

Os motoristas queixam-se de que para poderem manter-se em operação precisam de aumentos dos preços dos bilhetes até aos 250 bolívares (0,34 euros).

O protesto de hoje impediu a circulação de viaturas e congestionou o trânsito em Caracas, dificultando a chegada de trabalhadores às empresas.

Fora de Caracas houve também um protesto semelhante em Los Teques, a sul da capital.

Lusa

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Coreia do Norte acusa Guterres de ser subordinado dos EUA

    Mundo

    A Coreia do Norte criticou esta quinta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por apoiar sanções para pressionar o país a entrar em negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, referindo que tem atuado como um subordinado.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC