sicnot

Perfil

Mundo

Um em cada três brasileiros culpa a mulher em casos de violação

Um em cada três brasileiros declarou que aponta responsabilidades às vítimas de violação, de acordo com uma pesquisa hoje divulgada do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No total, o levantamento indicou que 33,3% da população brasileira acredita que a vítima é responsável pela violação.

Os resultados sugerem também que muitas vezes as próprias mulheres ainda são consideradas responsáveis pela violência sexual, seja por não se comportarem "adequadamente" ou por usarem roupas provocantes.

"Este pensamento vem de um discurso socialmente construído, o qual considera que se a mulher é vítima de alguma agressão sexual é porque de alguma forma provocou esta situação", destacou a pesquisa.

Questionados sobre a afirmação de que "mulheres que se dão ao respeito" não são violadas, 42 por cento dos homens concordam. Entre as mulheres, que são as vítimas comuns deste tipo de crime, 32% concordaram com essa afirmação.

Uma pesquisa anterior divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2014 com dados de 2013 apontou que 26% dos brasileiros acreditavam que mulheres que mostram o corpo mereciam ser atacadas.

O levantamento do Datafolha também destacou ainda 65% da população teme sofrer algum tipo de violência sexual.

Entre as mulheres, esse medo chega a 85% e na população masculina o valor atinge os 46%.

O medo de ser vítima de algum tipo de violência sexual também é maior entre a população mais jovem.

A análise revelou que 75% da população teme este tipo de violência na faixa etária de 16 a 24 anos.

A última estimativa divulgada pelo FBSP com dados de 2014 apontou que uma mulher é violada a cada 11 minutos no Brasil. A organização salientou, entretanto, que este número pode ser bem maior já que poucos casos são registados.

O instituto Datafolha entrevistou entre os dias 1 e 5 de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lusa

  • Jovem violada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro
    1:28

    Mundo

    Uma jovem de 16 anos terá sido violada por mais de 30 homens numa favela do Rio de Janeiro. A rapariga terá sido vítima de violação coletiva por 33 homens. A jovem garante que foi dopada em casa de um amigo, no sábado à noite, e que acordou noutra casa rodeada de dezenas de homens armados. Quatro pessoas foram já identificadas. O caso está a chocar o Brasil.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.