sicnot

Perfil

Mundo

Um em cada três brasileiros culpa a mulher em casos de violação

Um em cada três brasileiros declarou que aponta responsabilidades às vítimas de violação, de acordo com uma pesquisa hoje divulgada do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No total, o levantamento indicou que 33,3% da população brasileira acredita que a vítima é responsável pela violação.

Os resultados sugerem também que muitas vezes as próprias mulheres ainda são consideradas responsáveis pela violência sexual, seja por não se comportarem "adequadamente" ou por usarem roupas provocantes.

"Este pensamento vem de um discurso socialmente construído, o qual considera que se a mulher é vítima de alguma agressão sexual é porque de alguma forma provocou esta situação", destacou a pesquisa.

Questionados sobre a afirmação de que "mulheres que se dão ao respeito" não são violadas, 42 por cento dos homens concordam. Entre as mulheres, que são as vítimas comuns deste tipo de crime, 32% concordaram com essa afirmação.

Uma pesquisa anterior divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2014 com dados de 2013 apontou que 26% dos brasileiros acreditavam que mulheres que mostram o corpo mereciam ser atacadas.

O levantamento do Datafolha também destacou ainda 65% da população teme sofrer algum tipo de violência sexual.

Entre as mulheres, esse medo chega a 85% e na população masculina o valor atinge os 46%.

O medo de ser vítima de algum tipo de violência sexual também é maior entre a população mais jovem.

A análise revelou que 75% da população teme este tipo de violência na faixa etária de 16 a 24 anos.

A última estimativa divulgada pelo FBSP com dados de 2014 apontou que uma mulher é violada a cada 11 minutos no Brasil. A organização salientou, entretanto, que este número pode ser bem maior já que poucos casos são registados.

O instituto Datafolha entrevistou entre os dias 1 e 5 de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lusa

  • Jovem violada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro
    1:28

    Mundo

    Uma jovem de 16 anos terá sido violada por mais de 30 homens numa favela do Rio de Janeiro. A rapariga terá sido vítima de violação coletiva por 33 homens. A jovem garante que foi dopada em casa de um amigo, no sábado à noite, e que acordou noutra casa rodeada de dezenas de homens armados. Quatro pessoas foram já identificadas. O caso está a chocar o Brasil.

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15