sicnot

Perfil

Mundo

Um em cada três brasileiros culpa a mulher em casos de violação

Um em cada três brasileiros declarou que aponta responsabilidades às vítimas de violação, de acordo com uma pesquisa hoje divulgada do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No total, o levantamento indicou que 33,3% da população brasileira acredita que a vítima é responsável pela violação.

Os resultados sugerem também que muitas vezes as próprias mulheres ainda são consideradas responsáveis pela violência sexual, seja por não se comportarem "adequadamente" ou por usarem roupas provocantes.

"Este pensamento vem de um discurso socialmente construído, o qual considera que se a mulher é vítima de alguma agressão sexual é porque de alguma forma provocou esta situação", destacou a pesquisa.

Questionados sobre a afirmação de que "mulheres que se dão ao respeito" não são violadas, 42 por cento dos homens concordam. Entre as mulheres, que são as vítimas comuns deste tipo de crime, 32% concordaram com essa afirmação.

Uma pesquisa anterior divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2014 com dados de 2013 apontou que 26% dos brasileiros acreditavam que mulheres que mostram o corpo mereciam ser atacadas.

O levantamento do Datafolha também destacou ainda 65% da população teme sofrer algum tipo de violência sexual.

Entre as mulheres, esse medo chega a 85% e na população masculina o valor atinge os 46%.

O medo de ser vítima de algum tipo de violência sexual também é maior entre a população mais jovem.

A análise revelou que 75% da população teme este tipo de violência na faixa etária de 16 a 24 anos.

A última estimativa divulgada pelo FBSP com dados de 2014 apontou que uma mulher é violada a cada 11 minutos no Brasil. A organização salientou, entretanto, que este número pode ser bem maior já que poucos casos são registados.

O instituto Datafolha entrevistou entre os dias 1 e 5 de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lusa

  • Jovem violada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro
    1:28

    Mundo

    Uma jovem de 16 anos terá sido violada por mais de 30 homens numa favela do Rio de Janeiro. A rapariga terá sido vítima de violação coletiva por 33 homens. A jovem garante que foi dopada em casa de um amigo, no sábado à noite, e que acordou noutra casa rodeada de dezenas de homens armados. Quatro pessoas foram já identificadas. O caso está a chocar o Brasil.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.