sicnot

Perfil

Mundo

Um em cada três brasileiros culpa a mulher em casos de violação

Um em cada três brasileiros declarou que aponta responsabilidades às vítimas de violação, de acordo com uma pesquisa hoje divulgada do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No total, o levantamento indicou que 33,3% da população brasileira acredita que a vítima é responsável pela violação.

Os resultados sugerem também que muitas vezes as próprias mulheres ainda são consideradas responsáveis pela violência sexual, seja por não se comportarem "adequadamente" ou por usarem roupas provocantes.

"Este pensamento vem de um discurso socialmente construído, o qual considera que se a mulher é vítima de alguma agressão sexual é porque de alguma forma provocou esta situação", destacou a pesquisa.

Questionados sobre a afirmação de que "mulheres que se dão ao respeito" não são violadas, 42 por cento dos homens concordam. Entre as mulheres, que são as vítimas comuns deste tipo de crime, 32% concordaram com essa afirmação.

Uma pesquisa anterior divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2014 com dados de 2013 apontou que 26% dos brasileiros acreditavam que mulheres que mostram o corpo mereciam ser atacadas.

O levantamento do Datafolha também destacou ainda 65% da população teme sofrer algum tipo de violência sexual.

Entre as mulheres, esse medo chega a 85% e na população masculina o valor atinge os 46%.

O medo de ser vítima de algum tipo de violência sexual também é maior entre a população mais jovem.

A análise revelou que 75% da população teme este tipo de violência na faixa etária de 16 a 24 anos.

A última estimativa divulgada pelo FBSP com dados de 2014 apontou que uma mulher é violada a cada 11 minutos no Brasil. A organização salientou, entretanto, que este número pode ser bem maior já que poucos casos são registados.

O instituto Datafolha entrevistou entre os dias 1 e 5 de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lusa

  • Jovem violada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro
    1:28

    Mundo

    Uma jovem de 16 anos terá sido violada por mais de 30 homens numa favela do Rio de Janeiro. A rapariga terá sido vítima de violação coletiva por 33 homens. A jovem garante que foi dopada em casa de um amigo, no sábado à noite, e que acordou noutra casa rodeada de dezenas de homens armados. Quatro pessoas foram já identificadas. O caso está a chocar o Brasil.

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00