sicnot

Perfil

Mundo

Ataque aéreo saudita mata 20 civis no Iémen

© Reuters

Ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita mataram 20 civis na cidade portuária iemenita de Hodeida, controlada por rebeldes xiitas houthis, na quarta-feira à noite.

Os ataques atingiram o bairro de Suq al-Hunod, no porto do Mar Vermelho, disse à agência AFP um responsável do Governo do Presidente Abedrabbo Mansour Hadi, apoiado pela coligação liderada pela Arábia Saudita.

Estes ataques aconteceram horas depois de os rebeldes celebrarem o segundo aniversário da tomada da capital do país, Sanaa.

Os houthis, membros da minoria zaidita (xiita), partiram do seu bastião em Saada, no norte do Iémen, para tomar a capital, Sanaa, em 21 de setembro de 2014, de onde continuaram para a conquista de várias regiões do país.

Atualmente, as forças leais a Hadi concentram-se principalmente no sul do Iémen, de onde têm tentado, sem grande sucesso, conquistar as regiões setentrionais do país.

Desde a intervenção da coligação árabe no conflito, em março de 2015, a guerra fez mais de 6.600 mortos, de acordo com as Nações Unidas.

Lusa

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.