sicnot

Perfil

Mundo

Ataque aéreo saudita mata 20 civis no Iémen

© Reuters

Ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita mataram 20 civis na cidade portuária iemenita de Hodeida, controlada por rebeldes xiitas houthis, na quarta-feira à noite.

Os ataques atingiram o bairro de Suq al-Hunod, no porto do Mar Vermelho, disse à agência AFP um responsável do Governo do Presidente Abedrabbo Mansour Hadi, apoiado pela coligação liderada pela Arábia Saudita.

Estes ataques aconteceram horas depois de os rebeldes celebrarem o segundo aniversário da tomada da capital do país, Sanaa.

Os houthis, membros da minoria zaidita (xiita), partiram do seu bastião em Saada, no norte do Iémen, para tomar a capital, Sanaa, em 21 de setembro de 2014, de onde continuaram para a conquista de várias regiões do país.

Atualmente, as forças leais a Hadi concentram-se principalmente no sul do Iémen, de onde têm tentado, sem grande sucesso, conquistar as regiões setentrionais do país.

Desde a intervenção da coligação árabe no conflito, em março de 2015, a guerra fez mais de 6.600 mortos, de acordo com as Nações Unidas.

Lusa

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36