sicnot

Perfil

Mundo

Ataque aéreo saudita mata 20 civis no Iémen

© Reuters

Ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita mataram 20 civis na cidade portuária iemenita de Hodeida, controlada por rebeldes xiitas houthis, na quarta-feira à noite.

Os ataques atingiram o bairro de Suq al-Hunod, no porto do Mar Vermelho, disse à agência AFP um responsável do Governo do Presidente Abedrabbo Mansour Hadi, apoiado pela coligação liderada pela Arábia Saudita.

Estes ataques aconteceram horas depois de os rebeldes celebrarem o segundo aniversário da tomada da capital do país, Sanaa.

Os houthis, membros da minoria zaidita (xiita), partiram do seu bastião em Saada, no norte do Iémen, para tomar a capital, Sanaa, em 21 de setembro de 2014, de onde continuaram para a conquista de várias regiões do país.

Atualmente, as forças leais a Hadi concentram-se principalmente no sul do Iémen, de onde têm tentado, sem grande sucesso, conquistar as regiões setentrionais do país.

Desde a intervenção da coligação árabe no conflito, em março de 2015, a guerra fez mais de 6.600 mortos, de acordo com as Nações Unidas.

Lusa

  • Incêndio em fábrica de congelados em Viseu continua ativo
    0:29

    País

    O incêndio que deflagrou esta manhã numa fábrica de produtos congelados em Viseu continua ativo no pavilhão principal. De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, trata-se de um trabalho "demorado e difícil porque a estrutura está abalada". Contudo, os bombeiros conseguiram que o fogo não se propagasse a outros edifícios.

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.