sicnot

Perfil

Mundo

Gelo na Gronelândia está a derreter mais depressa do que o previsto

© Bob Strong / Reuters

A camada de gelo da Gronelândia está a derreter mais rápido do que aquilo que estava previsto. Estudos recentes comprovam que uma coluna de rocha quente está a afetar a camada de gelo mais instável do mundo.

Os dados afirmam que, entre 2003 e 2013, a Gronelândia perdeu mais 20 mil milhões de toneladas de gelo do que aquilo que se estimava. Os estudos avançam ainda que o degelo aumentou 8% e alertam para o impacto do aumento do nível do mar, uma vez que a Gronelândia é a segunda maior camada de gelo do planeta.

  • Hoje comemora-se o Dia Nacional do Farmacêutico

    País

    No dia em que se comemora os farmacêuticos, a SIC recorda o papel destes profissionais junto da comunidade. As farmácias são muitas vezes a primeira porta a que batem os pacientes à procura de aconselhamento para sintomas e, são também um ponto de encaminhamento frequente para os serviços de saúde.

  • Um quilómetro de estrada sem passadeiras em Albufeira

    País

    Em Albufeira, moradores na zona de Santa Eulália queixam-se da falta de passadeiras no acesso à praia. Num troço de quase um quilómetro não há travessia regulada da via e a intensidade do transito sujeita os peões a esperas de vários minutos e muitos sustos. A autarquia diz que é preferível manter os atravessamentos pedonais sem marcação de passadeira.