sicnot

Perfil

Mundo

ONU retoma distribuição de ajuda humanitária na Síria

A ONU retomou hoje a distribuição de ajuda humanitária na Síria, suspensa depois do ataque que na segunda-feira destruiu uma coluna de camiões perto de Alepo.

"Hoje enviámos uma coluna [...] com ajuda urgentemente necessária à população de uma zona sitiada na periferia rural de Damasco", informou o porta-voz do Gabinete de Coordenação das Questões Humanitários (OCHA), Jens Larke, num comunicado.

"Retomámos as entregas aéreas com base no imperativo humanitário", acrescentou.

O porta-voz precisou, numa mensagem de correio eletrónico à agência France-Presse, que esta é a primeira entrega desde o ataque de segunda-feira contra uma coluna humanitária que matou 20 pessoas, incluindo o dirigente local da Cruz Vermelha. Dezoito dos 31 camiões foram destruídos.

A ONU estima que cerca de 600.000 pessoas estejam nas 18 localidades cercadas na Síria.

O envio de colunas para essas localidades será decidido "caso a caso".

Chegar a essas zonas é a principal prioridade da ONU, mas as colunas de ajuda têm sido frequentemente impedidas de avançar por razões de segurança, recusa do governo sírio em autorizar a passagem e condições rígidas impostas por grupos da oposição.

Lusa

  • França apela na ONU para que guerra na Síria seja travada
    0:52

    Mundo

    Após o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês afirmou que tudo tem de ser feito para reforçar as tréguas na Síria. Jean-Marc Ayrault realçou a ideia de que a guerra na Síria representa uma ameaça para o povo sírio e que o objetivo tem de passar por travar o terrorismo.

  • ONU suspende ajuda humanitária na Síria

    Mundo

    As Nações Unidas anunciaram que vão suspender toda a ajuda humanitária na Síria depois de camiões da ONU terem sido alvo de um ataque aéreo, próximo de Aleppo. A coluna humanitária tinha as autorizações necessárias, também a Rússia e os Estados Unidos tinham sido notificados, informou um porta-voz da ONU.

  • Pelo menos 12 mortos em ataque a coluna humanitária da ONU
    2:19

    Mundo

    Uma coluna de ajuda humanitária foi atingida por ataques aéreos a poucos quilómetros de Aleppo, na Síria. Pelo menos 12 voluntários morreram, naquele que foi o primeiro grande ataque depois do fim do cessar fogo negociado entre Rússia e Estados Unidos. As Nações Unidas expressaram indignação perante o ataque a avisaram que se tiver sido intencional, representa um crime de guerra.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.