sicnot

Perfil

Mundo

ONU retoma distribuição de ajuda humanitária na Síria

A ONU retomou hoje a distribuição de ajuda humanitária na Síria, suspensa depois do ataque que na segunda-feira destruiu uma coluna de camiões perto de Alepo.

"Hoje enviámos uma coluna [...] com ajuda urgentemente necessária à população de uma zona sitiada na periferia rural de Damasco", informou o porta-voz do Gabinete de Coordenação das Questões Humanitários (OCHA), Jens Larke, num comunicado.

"Retomámos as entregas aéreas com base no imperativo humanitário", acrescentou.

O porta-voz precisou, numa mensagem de correio eletrónico à agência France-Presse, que esta é a primeira entrega desde o ataque de segunda-feira contra uma coluna humanitária que matou 20 pessoas, incluindo o dirigente local da Cruz Vermelha. Dezoito dos 31 camiões foram destruídos.

A ONU estima que cerca de 600.000 pessoas estejam nas 18 localidades cercadas na Síria.

O envio de colunas para essas localidades será decidido "caso a caso".

Chegar a essas zonas é a principal prioridade da ONU, mas as colunas de ajuda têm sido frequentemente impedidas de avançar por razões de segurança, recusa do governo sírio em autorizar a passagem e condições rígidas impostas por grupos da oposição.

Lusa

  • França apela na ONU para que guerra na Síria seja travada
    0:52

    Mundo

    Após o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês afirmou que tudo tem de ser feito para reforçar as tréguas na Síria. Jean-Marc Ayrault realçou a ideia de que a guerra na Síria representa uma ameaça para o povo sírio e que o objetivo tem de passar por travar o terrorismo.

  • ONU suspende ajuda humanitária na Síria

    Mundo

    As Nações Unidas anunciaram que vão suspender toda a ajuda humanitária na Síria depois de camiões da ONU terem sido alvo de um ataque aéreo, próximo de Aleppo. A coluna humanitária tinha as autorizações necessárias, também a Rússia e os Estados Unidos tinham sido notificados, informou um porta-voz da ONU.

  • Pelo menos 12 mortos em ataque a coluna humanitária da ONU
    2:19

    Mundo

    Uma coluna de ajuda humanitária foi atingida por ataques aéreos a poucos quilómetros de Aleppo, na Síria. Pelo menos 12 voluntários morreram, naquele que foi o primeiro grande ataque depois do fim do cessar fogo negociado entre Rússia e Estados Unidos. As Nações Unidas expressaram indignação perante o ataque a avisaram que se tiver sido intencional, representa um crime de guerra.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.