sicnot

Perfil

Mundo

Segundo bisonte europeu encontrado decapitado em Espanha

© Bogdan Cristel / Reuters

Um segundo bisonte europeu foi encontrado decapitado no espaço de uma semana num parque natural da Comunidade Valenciana, em Espanha, levando a polícia a abrir um inquérito ao mistério.

A morte do segundo bisonte europeu assemelha-se à de Sauron, o macho dominante da manada com 660 quilos, encontrado morto e decapitado na semana passada no Parque privado de Valdeserrillas, na Comunidade Valenciana.

Um representante do governo naquela comunidade autónoma confirmou que o segundo animal foi decapitado depois de morto.

"Ou morreu de morte natural, ou foi envenenado antes de ter sido decapitado com um machado", explicou.

O bisonte europeu, o maior mamífero terrestre em estado selvagem do continente europeu, era comum na Europa, mas foi caçado até à extinção, oficialmente em 1927, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (World Wildlife Fund).

Nenhum dos bisontes encontrados mortos tinha feridas de bala. O porta-voz da reserva valenciana, Rodolfo Navarro, declarou à France Presse que suspeitava que Sauron tenha sido envenenado e decapitado por caçadores que queriam a cabeça como troféu.

Na mesma altura em que descobriram o corpo de Sauron, os elementos do parque deram pela falta de três outros animais pertencentes à mesma manada. Os funcionários do parque pensavam que os três bisontes poderiam estar escondidos, quer por estarem assustados quer por estarem doentes.

Este segundo bisonte encontrado morto é um desses três. Os dois outros foram encontrados vivos.

A polícia abriu uma investigação às duas mortes.

Os donos da reserva querem introduzir bisontes fêmeas no parque no final deste ano, para tentar fazer com que a manada se reproduza.

O bisonte europeu tem vindo a ser reintroduzido, nas últimas décadas, em estado selvagem em toda a Europa. A população global de bisonte europeu ascende a cerca de 5.500 animais, de acordo com a WWF.

Lusa

  • Parque Nacional sacrifica cria de bisonte após ser salva do frio por turistas

    Mundo

    As intenções eram boas, mas o resultado não podia ser pior para uma cria de bisonte. Dois turistas, pai e filho passeavam pelo Parque Yellowstone viram o animal a tremer. Pensaram que o bisonte estaria com frio e em perigo e que, por isso, deveria ser resgatado. Resultado: a cria foi rejeitada pela mãe e pela manada. Porque a sua vida estava em risco, as autoridades do Parque Nacional de Yellowstone decidiram sacrificá-la.

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.