sicnot

Perfil

Mundo

Vice-presidente dos EUA encontra-se com Michel Temer para aprofundar cooperação

© Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, reuniu-se na quarta-feira, em Nova Iorque, com o Presidente do Brasil, Michel Temer, e ambos acordaram "aprofundar" a cooperação bilateral depois da crise política no país sul-americano.

O encontro foi o de mais elevado nível entre o Brasil e os Estados Unidos desde que terminou o julgamento político que resultou na destituição de Dilma Rousseff e na tomada de posse de Temer, a 31 de agosto.

Biden e Temer reuniram-se para "renovar a sua amizade e dialogar sobre oportunidades de aprofundar a cooperação entre Estados Unidos e Brasil", indicou a Casa Branca em comunicado.

"O vice-presidente felicitou o Presidente Temer pelo seu compromisso em manter o papel de liderança regional e global do Brasil durante o recente período de mudança política" no país, acrescentou.

Os dois conversaram sobre "as perspetivas de reforma energética e a modernização económica" no Brasil, além de se comprometerem a "trabalhar juntos para promover uma migração legal e ordenada no hemisfério e aprofundar a cooperação na América Central e Haiti".

"O vice-presidente e o Presidente Temer acordaram manter-se em contacto regular e trabalhar juntos para promover a boa governação, segurança e prosperidade em todo o hemisfério", concluiu a Casa Branca.

Ao longo do processo contra Rousseff, os Estados Unidos expressaram "confiança na durabilidade das instituições democráticas" do país "para superar esta agitação política", sem se juntarem às críticas de outras nações da América latina ao processo contra a ex-presidente.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.