sicnot

Perfil

Mundo

Vice-presidente dos EUA encontra-se com Michel Temer para aprofundar cooperação

© Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, reuniu-se na quarta-feira, em Nova Iorque, com o Presidente do Brasil, Michel Temer, e ambos acordaram "aprofundar" a cooperação bilateral depois da crise política no país sul-americano.

O encontro foi o de mais elevado nível entre o Brasil e os Estados Unidos desde que terminou o julgamento político que resultou na destituição de Dilma Rousseff e na tomada de posse de Temer, a 31 de agosto.

Biden e Temer reuniram-se para "renovar a sua amizade e dialogar sobre oportunidades de aprofundar a cooperação entre Estados Unidos e Brasil", indicou a Casa Branca em comunicado.

"O vice-presidente felicitou o Presidente Temer pelo seu compromisso em manter o papel de liderança regional e global do Brasil durante o recente período de mudança política" no país, acrescentou.

Os dois conversaram sobre "as perspetivas de reforma energética e a modernização económica" no Brasil, além de se comprometerem a "trabalhar juntos para promover uma migração legal e ordenada no hemisfério e aprofundar a cooperação na América Central e Haiti".

"O vice-presidente e o Presidente Temer acordaram manter-se em contacto regular e trabalhar juntos para promover a boa governação, segurança e prosperidade em todo o hemisfério", concluiu a Casa Branca.

Ao longo do processo contra Rousseff, os Estados Unidos expressaram "confiança na durabilidade das instituições democráticas" do país "para superar esta agitação política", sem se juntarem às críticas de outras nações da América latina ao processo contra a ex-presidente.

Lusa

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, todos os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Esquerda desce, direita sobe
    1:19
  • Ministério Público já tem fita do tempo do surto de legionella
    2:19