sicnot

Perfil

Mundo

Substituto do álcool promete não causar ressaca

© Toru Hanai / Reuters

Um álcool sintético que não provoca ressaca depois de ingerido, não danifica o fígado nem causa dependência, é o que promete o seu inventor britânico. Mas não há nenhuma garantia que venha algum dia a ser aprovado, quanto mais comercializado.

Alcosynth - álcool sintético - foi desenvolvido pelo psiquiatra David Nutt, antigo conselheiro do Governo britânico sobre drogas. É um derivado da benzodiazepina, usada para o tratamento da ansiedade. Pode ser fabricado de modo a limitar o seu poder, não causado uma total embriaguez nem as outras más consequência da ingestão de álcool, garante o especialista em drogas.

David Nutt diz que já registou a patente do cerca de 90 componentes do alcosynth, que estão a ser investigados para futura comercialização.

Mas essa data pode estar muito longe - ou nem sequer acontecer - dado que tanto os regulamentos britânicos como da União Europeia são muito restritos.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55
  • Democratas não venciam no Alabama há 27 anos
    1:50
  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.