sicnot

Perfil

Mundo

Substituto do álcool promete não causar ressaca

© Toru Hanai / Reuters

Um álcool sintético que não provoca ressaca depois de ingerido, não danifica o fígado nem causa dependência, é o que promete o seu inventor britânico. Mas não há nenhuma garantia que venha algum dia a ser aprovado, quanto mais comercializado.

Alcosynth - álcool sintético - foi desenvolvido pelo psiquiatra David Nutt, antigo conselheiro do Governo britânico sobre drogas. É um derivado da benzodiazepina, usada para o tratamento da ansiedade. Pode ser fabricado de modo a limitar o seu poder, não causado uma total embriaguez nem as outras más consequência da ingestão de álcool, garante o especialista em drogas.

David Nutt diz que já registou a patente do cerca de 90 componentes do alcosynth, que estão a ser investigados para futura comercialização.

Mas essa data pode estar muito longe - ou nem sequer acontecer - dado que tanto os regulamentos britânicos como da União Europeia são muito restritos.

  • Incêndio em fábrica de congelados em Viseu continua ativo
    0:29

    País

    O incêndio que deflagrou esta manhã numa fábrica de produtos congelados em Viseu continua ativo no pavilhão principal. De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, trata-se de um trabalho "demorado e difícil porque a estrutura está abalada". Contudo, os bombeiros conseguiram que o fogo não se propagasse a outros edifícios.

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.