sicnot

Perfil

Mundo

Substituto do álcool promete não causar ressaca

© Toru Hanai / Reuters

Um álcool sintético que não provoca ressaca depois de ingerido, não danifica o fígado nem causa dependência, é o que promete o seu inventor britânico. Mas não há nenhuma garantia que venha algum dia a ser aprovado, quanto mais comercializado.

Alcosynth - álcool sintético - foi desenvolvido pelo psiquiatra David Nutt, antigo conselheiro do Governo britânico sobre drogas. É um derivado da benzodiazepina, usada para o tratamento da ansiedade. Pode ser fabricado de modo a limitar o seu poder, não causado uma total embriaguez nem as outras más consequência da ingestão de álcool, garante o especialista em drogas.

David Nutt diz que já registou a patente do cerca de 90 componentes do alcosynth, que estão a ser investigados para futura comercialização.

Mas essa data pode estar muito longe - ou nem sequer acontecer - dado que tanto os regulamentos britânicos como da União Europeia são muito restritos.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.