sicnot

Perfil

Mundo

UE contribui com dois mil milhões para paz na Colômbia

A União Europeia vai contribuir com dois mil milhões de euros para a construção de paz na Colômbia, disse esta sexta-feira a embaixadora dos "28" naquele país, a diplomata portuguesa Ana Paula Zacarias.

"Não se trata só de números, mas de uma aposta no grande capital humano que tem a Colômbia. É nossa intenção apoiar o Governo e os colombianos", indicou, em comunicado, a embaixadora.

Os dois mil milhões de euros incluem ajudas entregues em anos anteriores e os 575 milhões de euros anunciados para o pós-conflito pela vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, na sua recente visita à Colômbia.

Segundo a embaixadora, a União Europeia pretende "promover o desenvolvimento socioeconómico, a governabilidade das regiões, o respeito dos direitos humanos e a construção da paz nas regiões onde o conflito armado teve mais impacto junto da população".

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52