sicnot

Perfil

Mundo

UE contribui com dois mil milhões para paz na Colômbia

A União Europeia vai contribuir com dois mil milhões de euros para a construção de paz na Colômbia, disse esta sexta-feira a embaixadora dos "28" naquele país, a diplomata portuguesa Ana Paula Zacarias.

"Não se trata só de números, mas de uma aposta no grande capital humano que tem a Colômbia. É nossa intenção apoiar o Governo e os colombianos", indicou, em comunicado, a embaixadora.

Os dois mil milhões de euros incluem ajudas entregues em anos anteriores e os 575 milhões de euros anunciados para o pós-conflito pela vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, na sua recente visita à Colômbia.

Segundo a embaixadora, a União Europeia pretende "promover o desenvolvimento socioeconómico, a governabilidade das regiões, o respeito dos direitos humanos e a construção da paz nas regiões onde o conflito armado teve mais impacto junto da população".

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14