sicnot

Perfil

Mundo

Vários mortos em ataque a aeroporto no Congo

Um ataque ao aeroporto de Kananga, no centro da República Democrática do Congo, realizado por apoiantes de um chefe tradicional, morto em agosto pelas forças da ordem, causou "numerosos mortos" na quinta e sexta-feira.

"Houve confrontos em Kananga, mas a calma regressou [hoje] ao fim da manhã", disse à AFP o porta-voz do Governo congolês, Lambert Mende.

Segundo balanços contraditórios de várias fontes compilados pela AFP, os confrontos terão causado entre pelo menos dez mortos e várias dezenas.

"Registámos sete mortos entre os militares e 40 entre as fileiras dos assaltantes, miliciano do chefe Kamwena Nsapu", declarou, sob anonimato, um membro do gabinete do governador da província de Kasai-Central, da qual Kananga é a capital.

Questionado sobre o balanço de várias dezenas de mortos, Mende respondeu que "a calma regressou, talvez com esse preço", acrescentando: "Estamos em trabalho de avaliação" para esclarecer todo o assunto.

Uma fonte militar ocidental assegurou que "há certamente mais de dez mortos", mas "menos de 20".

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.