sicnot

Perfil

Mundo

Vários mortos em ataque a aeroporto no Congo

Um ataque ao aeroporto de Kananga, no centro da República Democrática do Congo, realizado por apoiantes de um chefe tradicional, morto em agosto pelas forças da ordem, causou "numerosos mortos" na quinta e sexta-feira.

"Houve confrontos em Kananga, mas a calma regressou [hoje] ao fim da manhã", disse à AFP o porta-voz do Governo congolês, Lambert Mende.

Segundo balanços contraditórios de várias fontes compilados pela AFP, os confrontos terão causado entre pelo menos dez mortos e várias dezenas.

"Registámos sete mortos entre os militares e 40 entre as fileiras dos assaltantes, miliciano do chefe Kamwena Nsapu", declarou, sob anonimato, um membro do gabinete do governador da província de Kasai-Central, da qual Kananga é a capital.

Questionado sobre o balanço de várias dezenas de mortos, Mende respondeu que "a calma regressou, talvez com esse preço", acrescentando: "Estamos em trabalho de avaliação" para esclarecer todo o assunto.

Uma fonte militar ocidental assegurou que "há certamente mais de dez mortos", mas "menos de 20".

Lusa

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional.