sicnot

Perfil

Mundo

Atentados fazem 12 mortos em Tikrit, Iraque

Um atentado suicida e um tiroteio fizeram hoje 12 mortos na cidade iraquiana de Tikrit, que foi recapturada ao grupo Estado Islâmico no ano passado, informou a polícia.

Tikrit foi tomada pelo grupo em junho de 2014, mas, desde que foi recuperada, a cidade tem sido poupada aos ataques que têm alastrado em outras partes do país.

Hoje, os militantes mataram quatro agentes de segurança num posto de controlo na zona ocidental da cidade, continuaram para norte e detonaram um veículo armadilhado com explosivos num outro posto de controlo, matando mais oito pessoas, disseram fontes da polícia.

Os ataques deixaram ainda um total de 23 pessoas feridas, acrescentaram.

Os ataques não foram ainda reivindicados, mas o Estado Islâmico faz frequentemente ataques suicidas contra civis e forças de segurança no Iraque.

Cidade natal do antigo ditador Saddam Hussein, Tikrit fica 60 quilómetros a norte de Bagdade e foi a segunda cidade a cair nas mãos do Estado Islâmico em 2014.

Foi também a primeira a ser recuperada pelas forças iraquianas, que se preparam agora para tentar recuperar Mosul, cidade a norte de Tikrit que é a última nas mãos do Estado Islâmico no país.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.