sicnot

Perfil

Mundo

Atentados fazem 12 mortos em Tikrit, Iraque

Um atentado suicida e um tiroteio fizeram hoje 12 mortos na cidade iraquiana de Tikrit, que foi recapturada ao grupo Estado Islâmico no ano passado, informou a polícia.

Tikrit foi tomada pelo grupo em junho de 2014, mas, desde que foi recuperada, a cidade tem sido poupada aos ataques que têm alastrado em outras partes do país.

Hoje, os militantes mataram quatro agentes de segurança num posto de controlo na zona ocidental da cidade, continuaram para norte e detonaram um veículo armadilhado com explosivos num outro posto de controlo, matando mais oito pessoas, disseram fontes da polícia.

Os ataques deixaram ainda um total de 23 pessoas feridas, acrescentaram.

Os ataques não foram ainda reivindicados, mas o Estado Islâmico faz frequentemente ataques suicidas contra civis e forças de segurança no Iraque.

Cidade natal do antigo ditador Saddam Hussein, Tikrit fica 60 quilómetros a norte de Bagdade e foi a segunda cidade a cair nas mãos do Estado Islâmico em 2014.

Foi também a primeira a ser recuperada pelas forças iraquianas, que se preparam agora para tentar recuperar Mosul, cidade a norte de Tikrit que é a última nas mãos do Estado Islâmico no país.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..