sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de manifestantes contra a legalização do casamento gay no México

© Carlos Jasso / Reuters

Milhares de pessoas, vestidas de branco, participaram este sábado na Cidade do México numa marcha para contestar a intenção do Presidente, Enrique Peña Nieto, de legalizar o casamento homossexual em todo o país.

Simpatizantes da causa homossexual, empunhando bandeiras multicoloridas, organizaram, na mesma zona, um encontro para apoiar o casamento entre pessoas do mesmo género, mas a polícia colocou barreiras e dezenas de agentes nas ruas para evitar que apoiantes e opositores se encontrassem.

À frente da marcha organizada pela Frente Nacional pela Família, que reúne grupos religiosos conservadores, surgiam cartazes com a imagem da Virgem de Guadalupe, padroeira do México, e outros em que se lia "A minha família é como a de Nazaré", com desenhos representando as silhuetas de Maria, José e Jesus.

Luis Gallego, porta-voz da União Nacional Cristã para a Família, rodeado por um forte aparato de segurança, disse à agência de notícias France-Presse que, para ser protegida, uma criança precisa de uma família "formada por um homem e uma mulher".

Junto ao percurso dos manifestantes anti-casamento homossexual, um grupo de jovens exibiam cartazes afirmando "Eu sou católico e sou gay. Quero praticar contigo!".

Em maio passado, o Presidente mexicano anunciou a intenção de reformar a Constituição para autorizar, em todo o país, o casamento entre pessoas do mesmo género, até agora limitado a certas regiões.

A Cidade do México é, desde 20017, a primeira na América Latina a autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, antes de legalizar o casamento homossexual, em 2009. No entanto, tal apenas é permitido em alguns Estados mexicanos.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02