sicnot

Perfil

Mundo

Ajuda humanitária chega a quatro localidades sírias

© Omar Sanadiki / Reuters

Um comboio de ajuda humanitária constituído por 71 camiões conseguiu este domingo chegar às localidades sírias sitiadas de Madaya e Zabadani, nos arredores de Damasco, e a Fua e Kefraya, no norte, pela primeira vez desde abril.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirmou à agência noticiosa Efe que o comboio humanitário, organizado por esta organização, pelo Crescente Vermelho e a ONU, conseguiu entregar a ajuda humanitária, composto por alimentos, medicamentos e produtos higiénicos às populações.

Em Madaya, com 40.000 habitantes, e em Zadani, com apenas mil moradores, chegaram 52 camiões com ajuda.

Os restantes veículos destinavam-se a Fua e Kefraya, que contam cerca de 20.000 habitantes, as duas localidades.

Madaya e Zabadani, na periferia de Damasco, estão cercadas pelas tropas do regime desde há um ano, enquanto as localidades xiitas de Fua e Kefraya, se encontram cercadas, também desde o ano passado, por fações armadas que controlam quase toda a província de Idlep.

Os levantamentos dos cercos armados das localidades sírias, e a distribuição humanitárias sem quaisquer restrições, nem condições, são exigências fundamentais da oposição síria, assim como da ONU.

Lusa

  • Bombardeamentos russos e sírios deixam Alepo sem água
    1:49

    Mundo

    Pelo menos 32 pessoas morreram nas últimas horas na Síria, onde as tropas governamentais apertaram o cerco a Alepo. A ofensiva terrestre para recuperar as áreas controladas pela oposição já dura há vários dias. Os rebeldes dizem nas redes sociais que a comunidade internacional está em silêncio perante as atrocidades cometidas polo regime. A cidade de Alepo ficou sem água canalizada devido aos bombardeamentos desta semana.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.