sicnot

Perfil

Mundo

Eleições regionais em Espanha sem perspetivas de resolver impasse em Madrid

LAVANDERIA JR

As Comunidades Autónomas espanholas da Galiza e País Basco realizam hoje eleições para os parlamentos regionais sem que haja grandes esperanças que ajudem a resolver o impasse político nacional e que evitem terceiras eleições gerais.

Na Galiza, o Partido Popular (PP, direita) deverá ser o grande vencedor, obtendo, segundo sondagens, a maioria absoluta e garantindo a continuação da liderança política na Comunidade Autónoma.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) arrisca-se a ser ultrapassado na segunda posição pelo En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida) na região que faz fronteira com o norte de Portugal.

No País Basco, todas as sondagens dão a vitória ao Partido Nacionalista Basco (PNV, conservador nacionalista) com um terço dos votos, seguido do EH Bildu (Euskal Herria Bildu - coligação de vários partidos regionais de esquerda e independentistas) e do Podemos (radicais de esquerda).

Os dois grandes partidos políticos espanhóis, o PP e o PSOE, deverão ficar na quarta e quinta posição.

O Podemos é uma das novidades nestas eleições regionais, onde concorre pela primeira vez, depois de ter sido o partido mais votado no País Basco nas eleições gerais de 26 de junho último.

O PSOE deverá diminuir a sua influência nestas duas regiões, o que enfraquece as possibilidades de sucesso da tentativa que o partido vai fazer nos próximos dias para encontrar uma candidatura alternativa ao Governo espanhol que desbloqueie o atual impasse político em Madrid.

Se a situação não for debloqueada até 31 de outubro próximo, o rei Felipe VI terá de dissolver o parlamento nacional e convocar novas eleições.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.