sicnot

Perfil

Mundo

Escritor jordano Nahed Hattar assassinado frente ao tribunal onde era julgado

Um escritor jordano controverso, Nahed Hattar, foi assassinado este domingo frente a um tribunal em Amã, onde estava a ser julgado por publicar uma caricatura considerada ofensiva para o Islão, noticia a agência oficial Petra.

A agência, citada pela AFP, indica que Hattar, de 56 anos, foi atingido com três balas junto ao tribunal de Abdali, no centro da capital da Jordânia, e "o assassino foi detido".

O escritor, cristão de 56 anos, tinha sido detido a 13 de agosto após publicar na sua conta da rede social Facebook uma caricatura que troçava dos islamitas do grupo extremista sunita Estado Islâmico.

A acusação era de "incitação às divisões confessionais" e de "insulto" contra o Islão.

O escritor foi libertado no início de setembro sob caução.

A Jordânia é um membro destacado da coligação liderada pelos EUA de combate ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria e a 21 de junho foi palco de um atentado suicida que matou sete guardas fronteiriços.

O país já levou a cabo ataques contra os islamitas e alberga tropas da coligação no seu território.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.