sicnot

Perfil

Mundo

Sondagens indicam que PP ganha na Galiza e PNV no País Basco

© Miguel Vidal / Reuters

Sondagens à boca das urnas das eleições regionais espanholas indicam que o Partido Popular deverá manter a maioria absoluta no parlamento da Galiza e que o Partido Nacionalista Basco é o vencedor no País Basco, mas com maioria relativa.

Na Galiza, o Partido Popular (PP, direita) deverá obter entre 38 e 41 dos 75 lugares no parlamento regional, garantindo que irá continuar a governar esta Comunidade Autónoma espanhola, indicam as sondagens divulgadas pela televisão espanhola TVE.

En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida) poderá ter entre 14 e 16 lugares, os mesmos que o Partido Socialista (PSOE), que poderá passar de segundo para o terceiro lugar na lista dos partidos mais importantes da região.

No País Basco, as sondagens indicam que o Partido Nacionalista Basco (PNV, conservador nacionalista) irá obter entre 27 e 30 dos 75 lugares, precisando de apoios de outros partidos para formar governo, uma situação idêntica à atual.

O EH Bildu (Euskal Herria Bildu - coligação de vários partidos regionais de esquerda e independentistas) ficaria em segundo lugar com 16 a 18 deputados regionais e na terceira posição o Podemos (radicais de esquerda) que, com 13 a 15 lugares, entra no parlamento regional pela primeira vez, depois de ter sido o partido mais votado na região nas eleições nacionais de 26 junho último.

O PSOE viria a seguir, com oito a dez deputados, e finalmente o PP conseguiria sete a oito.

Os resultados definitivos deverão ser anunciados cerca das 22:00 (21:00 em Lisboa).

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.