sicnot

Perfil

Mundo

Sondagens indicam que PP ganha na Galiza e PNV no País Basco

© Miguel Vidal / Reuters

Sondagens à boca das urnas das eleições regionais espanholas indicam que o Partido Popular deverá manter a maioria absoluta no parlamento da Galiza e que o Partido Nacionalista Basco é o vencedor no País Basco, mas com maioria relativa.

Na Galiza, o Partido Popular (PP, direita) deverá obter entre 38 e 41 dos 75 lugares no parlamento regional, garantindo que irá continuar a governar esta Comunidade Autónoma espanhola, indicam as sondagens divulgadas pela televisão espanhola TVE.

En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida) poderá ter entre 14 e 16 lugares, os mesmos que o Partido Socialista (PSOE), que poderá passar de segundo para o terceiro lugar na lista dos partidos mais importantes da região.

No País Basco, as sondagens indicam que o Partido Nacionalista Basco (PNV, conservador nacionalista) irá obter entre 27 e 30 dos 75 lugares, precisando de apoios de outros partidos para formar governo, uma situação idêntica à atual.

O EH Bildu (Euskal Herria Bildu - coligação de vários partidos regionais de esquerda e independentistas) ficaria em segundo lugar com 16 a 18 deputados regionais e na terceira posição o Podemos (radicais de esquerda) que, com 13 a 15 lugares, entra no parlamento regional pela primeira vez, depois de ter sido o partido mais votado na região nas eleições nacionais de 26 junho último.

O PSOE viria a seguir, com oito a dez deputados, e finalmente o PP conseguiria sete a oito.

Os resultados definitivos deverão ser anunciados cerca das 22:00 (21:00 em Lisboa).

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.