sicnot

Perfil

Mundo

Sondagens indicam que PP ganha na Galiza e PNV no País Basco

© Miguel Vidal / Reuters

Sondagens à boca das urnas das eleições regionais espanholas indicam que o Partido Popular deverá manter a maioria absoluta no parlamento da Galiza e que o Partido Nacionalista Basco é o vencedor no País Basco, mas com maioria relativa.

Na Galiza, o Partido Popular (PP, direita) deverá obter entre 38 e 41 dos 75 lugares no parlamento regional, garantindo que irá continuar a governar esta Comunidade Autónoma espanhola, indicam as sondagens divulgadas pela televisão espanhola TVE.

En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida) poderá ter entre 14 e 16 lugares, os mesmos que o Partido Socialista (PSOE), que poderá passar de segundo para o terceiro lugar na lista dos partidos mais importantes da região.

No País Basco, as sondagens indicam que o Partido Nacionalista Basco (PNV, conservador nacionalista) irá obter entre 27 e 30 dos 75 lugares, precisando de apoios de outros partidos para formar governo, uma situação idêntica à atual.

O EH Bildu (Euskal Herria Bildu - coligação de vários partidos regionais de esquerda e independentistas) ficaria em segundo lugar com 16 a 18 deputados regionais e na terceira posição o Podemos (radicais de esquerda) que, com 13 a 15 lugares, entra no parlamento regional pela primeira vez, depois de ter sido o partido mais votado na região nas eleições nacionais de 26 junho último.

O PSOE viria a seguir, com oito a dez deputados, e finalmente o PP conseguiria sete a oito.

Os resultados definitivos deverão ser anunciados cerca das 22:00 (21:00 em Lisboa).

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".