sicnot

Perfil

Mundo

Fumar deixa marcas duradouras no ADN

reuters

Os fumadores ficam com a "pegada" do seu vício inscrita nos genes durante muito tempo. Uma marca que pode ser usada para identificar e desenvolver tratamentos para doenças relacionadas com o tabaco, conclui novo estudo agora publicado.

Publicado na revista da Associação norte-americana do Coração, "Circulation: Cardiovascular Genetics", o estudo conclui que o tabagismo pode afetar o genoma humano, através através da metilação - um processodo qual as células controlam a atividade dos genes.

A análise de quase 16 mil amostras de sangue de fumadores, ex-fumadores e não fumadores concluiu que o fumo de tabaco deixa um legado na superfície do ADN dos fumadores.

Stephanie J. London, uma das autoras, explica que os resultados mostram que mesmo depois de um indivíduo deixar de fumar, ainda se observam os efeitos do tabagismo no seu ADN.

"A notícia encorajadora é que, uma vez que se deixa de fumar, a maioria dos sinais de metilação voltam aos níveis de um não fumador após cinco anos, o que significa que o corpo está a tentar curar-se dos efeitos nocivos do consumo do tabaco", explica também Roby Joehenes, outro dos autores do estudo.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42