sicnot

Perfil

Mundo

Guterres ganha quinta votação na ONU

© Denis Balibouse / Reuters

António Guterres venceu a última votação informal para secretário-geral das Nações Unidas. Segundo informações apuradas pela SIC Notícias, o candidato português manteve o resultado da anterior votação, com 12 votos a favor.

Doze votos a favor, tal como na última votação. Com este resultado, António Guterres conseguiu a quinta vitória consecutiva - e por larga folga - na corrida para secretário-geral das Nações Unidas.

O segundo e o terceiro classificado terão conseguido oito votos favoráveis, apurou a SIC Notícias junto de fontes diplomáticas.

Estas votações informais existem pela primeira vez no processo de escolha do líder da ONU e, não sendo absolutamente deliberativas, acabam por ser fundamentais à eleição. Mas a decisão final será sempre tomada em função da opinião dos membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Até ao momento nenhum dos cinco membros - EUA, Rússia, China, Reino Unido e França - manifestou oposição a Guterres.

  • Marcelo aproveita discurso na ONU para dar impulso à candidatura de Guterres
    2:54

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa discursou na Assembleia-geral das Nações Unidas. Entre paz e refugiados, o Presidente da República aproveitou o discurso para dar um impulso à candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU. Marcelo defendeu que o novo secretário-geral deve ser "um congregador de espíritos e de vontades", na linha de Gandhi e Mandela.

  • Presidente da República diz que candidatura de António Guterres fez tudo certo
    3:06

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que até agora a candidatura de António Guterres fez tudo certo. Contudo, não ignora que o agravamento de alguns conflitos, como o da Síria, pode complicar a eleição. Esta quarta-feira, o Presidente da República surpreendeu ao fazer uma caminhada pelas ruas de Nova Iorque. No passeio, comprou um livro, olhou para os discos de vinil e falou do reencontro com Guterres.

  • "Como dizia Jean Monnet, nem otimista, nem pessimista, mas determinado"
    2:04

    Mundo

    António Guterres diz que está determinado na candidatura a Secretário-Geral da ONU. "Como dizia o Jean Monnet, nem otimista, nem pessimista, mas determinado. Estou a fazer aquilo que posso no sentido de oferecer esta disponibilidade para uma função, que, sendo extremamente difícil, se torna hoje muito importante, dado que o mundo passa por momentos muito complicados", explicou.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.