sicnot

Perfil

Mundo

Hollande garante que vai desmantelar "selva" de Calais

Reuters

O Presidente francês, François Hollande, afirmou hoje, durante a sua primeira visita à chamada selva de Calais, no norte de França, que vai "desmantelar completa e definitivamente" o imenso campo, onde se encontram entre 7 mil e 10 mil migrantes.

"O governo irá até ao fim", sublinhou o chefe de Estado francês, pedindo igualmente aos britânicos que "façam a sua parte" na resolução do problema.

Calais, que recebe milhares de pessoas que pretendem chegar a Inglaterra, acolhe o maior campo de migrantes de França.

Sob pressão da direita, Hollande deu um novo impulso ao seu próprio compromisso de combater a imigração ilegal, prometendo "desmantelar completamente" o acampamento.

O seu governo afirmou que tal vai suceder "antes do inverno", estando em curso uma série de preparativos que sugerem que essa operação pode começar em breve.

Mas os planos para realocar os migrantes têm desencadeado controvérsia e protestos, com os residentes das zonas onde os centros de acolhimentos deverão ser estabelecidos a oporem-se veementemente à mudança.

Na passada sexta-feira, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, afirmou que a repartição por território francês dos 9.000 migrantes que estão a ser retirados do campo de Calais é uma "tarefa atingível" que não deve "colocar problemas", sendo algo que "que se faz com uma boa organização

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.