sicnot

Perfil

Mundo

Monitorizar a diabetes no smartwatch

Reuters

Um sensor à base de cobre para detetar a glucose nos fluidos corporais poderá revolucionar a forma como se monitoriza, por exemplo, a diabetes.

Investigadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, criaram uma estrutura porosa que, dizem, consegue deterar rapida e rigorosamente os níveis de glucose , nos fluidos corporais.

Os diabéticos têm níveis baixos de insulina, uma hormona que converte o açúcar em energia.

A alimentação e a atividade física podem, juntamente com outros fatores, influenciar os níveis de glucose, que têm de ser monitorizados diariamente.

Os dispositivos existentes são, no entanto, de tecnologia dispendiosa, sobretudo devido ao uso de metais preciosos como a platina no seu sensor. O cobre, por seu turno, é um bom consutor mas muito reativo quando exposto ao ar.

Os investigadores conseguiram, porém, uma mistura de cobre líquido com polistireno, que resulta num dispositivo de estrutura porososa, semelhante a uma esponja.

Os cientistas esperam que este sensor de cobre possa futuramente ser integrado num smartwatch, por exemplo, fornecendo através do suor leituras constantes do nível de glucose do seu portador - que poderão até ser enviadas diretamente ao médico.

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07