sicnot

Perfil

Mundo

Monitorizar a diabetes no smartwatch

Reuters

Um sensor à base de cobre para detetar a glucose nos fluidos corporais poderá revolucionar a forma como se monitoriza, por exemplo, a diabetes.

Investigadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, criaram uma estrutura porosa que, dizem, consegue deterar rapida e rigorosamente os níveis de glucose , nos fluidos corporais.

Os diabéticos têm níveis baixos de insulina, uma hormona que converte o açúcar em energia.

A alimentação e a atividade física podem, juntamente com outros fatores, influenciar os níveis de glucose, que têm de ser monitorizados diariamente.

Os dispositivos existentes são, no entanto, de tecnologia dispendiosa, sobretudo devido ao uso de metais preciosos como a platina no seu sensor. O cobre, por seu turno, é um bom consutor mas muito reativo quando exposto ao ar.

Os investigadores conseguiram, porém, uma mistura de cobre líquido com polistireno, que resulta num dispositivo de estrutura porososa, semelhante a uma esponja.

Os cientistas esperam que este sensor de cobre possa futuramente ser integrado num smartwatch, por exemplo, fornecendo através do suor leituras constantes do nível de glucose do seu portador - que poderão até ser enviadas diretamente ao médico.

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC