NASA deteta possíveis emissões de vapor de água numa das luas de Júpiter

A NASA informou esta segunda-feira que o telescópio Hubble espacial detetou possíveis emissões de vapor de água na gelada Lua Europa, do planeta Júpiter.

"Localizamos possíveis emissões de vapor que emanam da Lua Europa de Júpiter, usando o Hubble", afirmou, em comunicado, a NASA.

Segundo o comunicado, o telescópio fez imagens do que "podem ser emissões de vapor de água que emergem da superfície" da lua.

A descoberta aumenta a possibilidade de futuras missões à Europa analisarem o oceano gelado daquela lua, sem perfurarem o gelo, refere a NASA.

"O oceano da Europa é considerado um dos lugares que poderá abrigar vida no sistema solar", disse o diretor interino de Missões de Ciência da NASA em Washington, Geoff Yoder.

As emissões atingem uma altura de cerca de 200 quilómetros de altura. A superfície da Lusa Europa tem um enorme oceano com duas vezes a água de todos os oceanos da Terra, mas o líquido está protegido por uma camada de gelo, cuja espessura é desconhecida.

Caso se confirme a descoberta hoje anunciada, a Europa será a segunda lua do sistema solar conhecida por ter emissões de vapor de água.

Em 2005, a nave internacional Cassini, da NASA, detetou jatos de vapor de água e poeira na superfície da lua Enceladus, do planeta Saturno.

• NASA divulga imagens inéditas de Júpiter

A NASA divuldou imagens nunca antes vistas de Júpiter. Os registos são considerados únicos, captados pela nave Juno, depois de há dois meses ter entrado na órbita do maior planeta do sistema dolar. As imagens foram captadas há uma semana, mas só agora divulgadas.

• Juno em Júpiter

Já lhe chamam a missão não tripulada mais difícil de sempre. A sonda Juno chegou a Júpiter, está em orbita do maior planeta do sistema. A sonda americana viajou 5 anos e a fase final de aproximação foi perfeita. A NASA tem programas interactivos para que posso acompanhar esta e outras missões.

• Sonda Juno entra com sucesso na órbita de Júpiter

A NASA celebra o sucesso de mais uma missão. A sonda Juno entrou hoje na órbita de Júpiter. A nave não tripulada cumpriu o objetivo, esta madrugada, cinco anos depois de ter iniciado a viagem. A manobra era considerada arriscada.

• Novas buscas no Universo Espírito Santo

Queda do BES

O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

Notícia SIC

• Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio

As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

• Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor"

António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias.

• Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"