sicnot

Perfil

Mundo

Papa e Presidente do Congo pedem urgência na cooperação nacional e internacional

O papa Francisco e o Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, concordaram esta segunda-feira na necessidade urgente de "cooperação nacional e internacional" para restabelecer a convivência no país.

O líder da igreja Católica recebeu hoje o Presidente congolês numa reunião de 20 minutos, segundo um comunicado no Vaticano, em que falaram da persistência da "violência que afeta a população da zona oriental do país" e a "urgência de uma cooperação a nível nacional e internacional para proporcionara a assistência necessária e restabelecer a convivência civil".

Além das boas relações entre o país e a Santa Sé, o encontro centrou-se nos "recentes confrontos na capital", Kinshasa.

Durante o encontro, foi reiterada "a importância da colaboração entre os atores políticos e os representantes da sociedade civil e as comunidades religiosas, em prol do bem comum, mediante um diálogo respeitoso e inclusivo para a estabilidade e a paz no país".

Neste país africano, que ainda tenta recuperar de uma sangrenta guerra civil, verificaram-se novos confrontos, que causaram dezenas de mortos, depois de Kabila ter protelado a data das próximas eleições.

O último mandato de Joseph Kabila, no poder desde 2001, terminaria a 19 de dezembro, mas o Governo anunciou que, neste momento, não se realizarão novas eleições devido à falta de fundos e perante a impossibilidade de atualizar os censos antes dessa data.

Lusa

  • Vários mortos em ataque a aeroporto no Congo

    Mundo

    Um ataque ao aeroporto de Kananga, no centro da República Democrática do Congo, realizado por apoiantes de um chefe tradicional, morto em agosto pelas forças da ordem, causou "numerosos mortos" na quinta e sexta-feira.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.