sicnot

Perfil

Mundo

Papa e Presidente do Congo pedem urgência na cooperação nacional e internacional

O papa Francisco e o Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, concordaram esta segunda-feira na necessidade urgente de "cooperação nacional e internacional" para restabelecer a convivência no país.

O líder da igreja Católica recebeu hoje o Presidente congolês numa reunião de 20 minutos, segundo um comunicado no Vaticano, em que falaram da persistência da "violência que afeta a população da zona oriental do país" e a "urgência de uma cooperação a nível nacional e internacional para proporcionara a assistência necessária e restabelecer a convivência civil".

Além das boas relações entre o país e a Santa Sé, o encontro centrou-se nos "recentes confrontos na capital", Kinshasa.

Durante o encontro, foi reiterada "a importância da colaboração entre os atores políticos e os representantes da sociedade civil e as comunidades religiosas, em prol do bem comum, mediante um diálogo respeitoso e inclusivo para a estabilidade e a paz no país".

Neste país africano, que ainda tenta recuperar de uma sangrenta guerra civil, verificaram-se novos confrontos, que causaram dezenas de mortos, depois de Kabila ter protelado a data das próximas eleições.

O último mandato de Joseph Kabila, no poder desde 2001, terminaria a 19 de dezembro, mas o Governo anunciou que, neste momento, não se realizarão novas eleições devido à falta de fundos e perante a impossibilidade de atualizar os censos antes dessa data.

Lusa

  • Vários mortos em ataque a aeroporto no Congo

    Mundo

    Um ataque ao aeroporto de Kananga, no centro da República Democrática do Congo, realizado por apoiantes de um chefe tradicional, morto em agosto pelas forças da ordem, causou "numerosos mortos" na quinta e sexta-feira.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC