sicnot

Perfil

Mundo

Paris vai abrir o primeiro parque nudista

Felipe Dana

A Câmara de Paris aprovou esta segunda-feira um plano para criar um parque exclusivo para nudistas na capital francesa. De acordo com a lei em França, os franceses podem pagar uma multa até 15 mil euros ou arriscar um ano de prisão se forem apanhados nus em público.

França é um dos principais destinos de nudismo no mundo. Contudo, o partido Os Verdes propôs dar um passo em frente nesta questão, ao criar uma área aberta para nudistas no centro de Paris. O Conselho Municipal de Paris teria de fazer uma votação sobre a proposta esta segunda-feira, mas mesmo antes, o vice-presidente da Câmara Bruno Julliard disse que a Autarquia iria apoiar a ideia.

De acordo com a lei em França, os franceses podem pagar uma multa até 15 mil euros ou arriscar um ano de prisão se forem apanhados nus em público.

Por exemplo, a piscina Roger Le-Gall em Paris tem as noites nudistas à segunda, terça e quarta-feira. Mas os membros dizem que o espaço se tornou numa vítima do seu próprio sucesso, com demasiada gente a aparecer.

Jerome A Pollos

O local exato do novo parque ainda não foi decidido, mas Julliard afirma que junto ao Sena - como foi proposto - estaria demasiado exposto. "Precisamos de achar o lugar perfeito, de modo a não chatear ninguém", disse Julliard ao The Telegraph.

Paris não será a primeira cidade europeia a criar um espaço destes. Berlim, Barcelona, Munique são algumas das cidades que já aderiram a esta ideia.

Com cerca de 100 praias e mais de 20 mil espaços para nudistas, França é a líder mundial no nudismo. De acordo com um estudo publicado em 2014, um em cada seis franceses estaria preparado para experimentar umas férias nudistas.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10