sicnot

Perfil

Mundo

Paris vai abrir o primeiro parque nudista

Felipe Dana

A Câmara de Paris aprovou esta segunda-feira um plano para criar um parque exclusivo para nudistas na capital francesa. De acordo com a lei em França, os franceses podem pagar uma multa até 15 mil euros ou arriscar um ano de prisão se forem apanhados nus em público.

França é um dos principais destinos de nudismo no mundo. Contudo, o partido Os Verdes propôs dar um passo em frente nesta questão, ao criar uma área aberta para nudistas no centro de Paris. O Conselho Municipal de Paris teria de fazer uma votação sobre a proposta esta segunda-feira, mas mesmo antes, o vice-presidente da Câmara Bruno Julliard disse que a Autarquia iria apoiar a ideia.

De acordo com a lei em França, os franceses podem pagar uma multa até 15 mil euros ou arriscar um ano de prisão se forem apanhados nus em público.

Por exemplo, a piscina Roger Le-Gall em Paris tem as noites nudistas à segunda, terça e quarta-feira. Mas os membros dizem que o espaço se tornou numa vítima do seu próprio sucesso, com demasiada gente a aparecer.

Jerome A Pollos

O local exato do novo parque ainda não foi decidido, mas Julliard afirma que junto ao Sena - como foi proposto - estaria demasiado exposto. "Precisamos de achar o lugar perfeito, de modo a não chatear ninguém", disse Julliard ao The Telegraph.

Paris não será a primeira cidade europeia a criar um espaço destes. Berlim, Barcelona, Munique são algumas das cidades que já aderiram a esta ideia.

Com cerca de 100 praias e mais de 20 mil espaços para nudistas, França é a líder mundial no nudismo. De acordo com um estudo publicado em 2014, um em cada seis franceses estaria preparado para experimentar umas férias nudistas.

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.