sicnot

Perfil

Mundo

Paris vai abrir o primeiro parque nudista

Felipe Dana

A Câmara de Paris aprovou esta segunda-feira um plano para criar um parque exclusivo para nudistas na capital francesa. De acordo com a lei em França, os franceses podem pagar uma multa até 15 mil euros ou arriscar um ano de prisão se forem apanhados nus em público.

França é um dos principais destinos de nudismo no mundo. Contudo, o partido Os Verdes propôs dar um passo em frente nesta questão, ao criar uma área aberta para nudistas no centro de Paris. O Conselho Municipal de Paris teria de fazer uma votação sobre a proposta esta segunda-feira, mas mesmo antes, o vice-presidente da Câmara Bruno Julliard disse que a Autarquia iria apoiar a ideia.

De acordo com a lei em França, os franceses podem pagar uma multa até 15 mil euros ou arriscar um ano de prisão se forem apanhados nus em público.

Por exemplo, a piscina Roger Le-Gall em Paris tem as noites nudistas à segunda, terça e quarta-feira. Mas os membros dizem que o espaço se tornou numa vítima do seu próprio sucesso, com demasiada gente a aparecer.

Jerome A Pollos

O local exato do novo parque ainda não foi decidido, mas Julliard afirma que junto ao Sena - como foi proposto - estaria demasiado exposto. "Precisamos de achar o lugar perfeito, de modo a não chatear ninguém", disse Julliard ao The Telegraph.

Paris não será a primeira cidade europeia a criar um espaço destes. Berlim, Barcelona, Munique são algumas das cidades que já aderiram a esta ideia.

Com cerca de 100 praias e mais de 20 mil espaços para nudistas, França é a líder mundial no nudismo. De acordo com um estudo publicado em 2014, um em cada seis franceses estaria preparado para experimentar umas férias nudistas.

  • Tragédia de Pedrógão Grande, seis meses depois

    País

    O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas. Quarenta e sete das vítimas mortais seguiam em viaturas, no dia 17 de junho, e ficaram cercadas pelas chamas na EN (estrada nacional) 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos ou em acessos a esta via.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC