sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Peru afirma que fumar um charro "não é o fim do mundo"

O novo Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, cujo país é o segundo maior produtor de cocaína, afirmou que fumar um charro "não é o fim do mundo", mas não vai legalizar o seu consumo.

"Acho que liberalizar (o uso de) drogas não é tão simples e o Peru sózinho não vai fazê-lo. Sou uma pessoa liberal, fumar um charro não é o fim do mundo, mas as drogas duras, isso é grave", disse Pedro Pablo Kuczynski, com 78 anos, em entrevista no domingo ao canal de televisão N.

O Presidente do Peru, de centro direita, que assumiu o cargo no final de julho, participou hoje na assinatura do acordo de paz na Colômbia entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que fazia do tráfico de droga das suas principais fontes de rendimento.

"Vários presidentes latino-americanos têm apoiado a legalização, mas o que posso dizer é que os países onde o uso da droga é livre, como os Países Baixos, Portugal e Suíça têm problemas sérios", acrescentou.

O Peru é o segundo maior produtor de folha de coca e cocaína, depois da Colômbia, uma atividade estimada em cerca de 8,5 mil milhões de dólares (cerca de 7,5 mil milhões de euros) por ano.

O Uruguai decidiu, em dezembro de 2013, legalizar a produção, distribuição e consumo de cannabis.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.