sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Peru afirma que fumar um charro "não é o fim do mundo"

O novo Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, cujo país é o segundo maior produtor de cocaína, afirmou que fumar um charro "não é o fim do mundo", mas não vai legalizar o seu consumo.

"Acho que liberalizar (o uso de) drogas não é tão simples e o Peru sózinho não vai fazê-lo. Sou uma pessoa liberal, fumar um charro não é o fim do mundo, mas as drogas duras, isso é grave", disse Pedro Pablo Kuczynski, com 78 anos, em entrevista no domingo ao canal de televisão N.

O Presidente do Peru, de centro direita, que assumiu o cargo no final de julho, participou hoje na assinatura do acordo de paz na Colômbia entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que fazia do tráfico de droga das suas principais fontes de rendimento.

"Vários presidentes latino-americanos têm apoiado a legalização, mas o que posso dizer é que os países onde o uso da droga é livre, como os Países Baixos, Portugal e Suíça têm problemas sérios", acrescentou.

O Peru é o segundo maior produtor de folha de coca e cocaína, depois da Colômbia, uma atividade estimada em cerca de 8,5 mil milhões de dólares (cerca de 7,5 mil milhões de euros) por ano.

O Uruguai decidiu, em dezembro de 2013, legalizar a produção, distribuição e consumo de cannabis.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02