sicnot

Perfil

Mundo

UE vai suspender guerrilha colombiana da lista de organizações terroristas

A UE vai suspender as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) da lista de organizações terroristas após a assinatura do acordo de paz entre os guerrilheiros e o Governo colombiano, anunciou esta segunda-feira a chefe da diplomacia europeia.

"Esta decisão será efetiva após a assinatura do acordo de paz", em Cartagena (norte da Colômbia), disse Federica Mogherini, em comunicado.

As FARC não vão ser definitivamente retiradas da lista, criada após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, mas esta suspensão permite levantar provisoriamente as sanções relacionadas com a presença das FARC na lista (congelamento de bens, proibição de dispor de fundos).

"Isto vai permitir-nos apoiar o programa após-conflito, benéfico para o povo colombiano", sublinhou Mogherini, numa intervenção difundida na rede social de partilha de vídeos YouTube pelo Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), o serviço diplomático da UE.

"Estamos prestes a lançar um pacote de ajuda, incluindo um fundo de 600 milhões de euros, com a contribuição ativa de vários dos nossos Estados-membros", indicou, no comunicado.

Na UE, 27 países já forneceram a sua aprovação, com a Eslováquia a reservar o seu acordo apenas após a assinatura oficial, por "motivos simbólicos".

A suspensão das sanções vai prolongar-se por seis meses e será reexaminada no decurso desse período, acrescentaram as mesmas fontes.

Em 2002, a UE incluiu a guerrilha colombiana, em guerra contra o Governo desde 1964, na sua lista de organizações terroristas.

Os países europeus congelaram de seguida todos os fundos e bens financeiros dos membros das FARC.

OS EUA também continuam a manter a guerrilha marxista na sua lista de organizações terroristas.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.