sicnot

Perfil

Mundo

UE vai suspender guerrilha colombiana da lista de organizações terroristas

A UE vai suspender as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) da lista de organizações terroristas após a assinatura do acordo de paz entre os guerrilheiros e o Governo colombiano, anunciou esta segunda-feira a chefe da diplomacia europeia.

"Esta decisão será efetiva após a assinatura do acordo de paz", em Cartagena (norte da Colômbia), disse Federica Mogherini, em comunicado.

As FARC não vão ser definitivamente retiradas da lista, criada após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, mas esta suspensão permite levantar provisoriamente as sanções relacionadas com a presença das FARC na lista (congelamento de bens, proibição de dispor de fundos).

"Isto vai permitir-nos apoiar o programa após-conflito, benéfico para o povo colombiano", sublinhou Mogherini, numa intervenção difundida na rede social de partilha de vídeos YouTube pelo Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), o serviço diplomático da UE.

"Estamos prestes a lançar um pacote de ajuda, incluindo um fundo de 600 milhões de euros, com a contribuição ativa de vários dos nossos Estados-membros", indicou, no comunicado.

Na UE, 27 países já forneceram a sua aprovação, com a Eslováquia a reservar o seu acordo apenas após a assinatura oficial, por "motivos simbólicos".

A suspensão das sanções vai prolongar-se por seis meses e será reexaminada no decurso desse período, acrescentaram as mesmas fontes.

Em 2002, a UE incluiu a guerrilha colombiana, em guerra contra o Governo desde 1964, na sua lista de organizações terroristas.

Os países europeus congelaram de seguida todos os fundos e bens financeiros dos membros das FARC.

OS EUA também continuam a manter a guerrilha marxista na sua lista de organizações terroristas.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.