sicnot

Perfil

Mundo

Ex-presidente israelita Shimon Peres está "entre a vida e a morte"

© Reuters

O estado do ex-presidente israelita Shimon Peres, que sofreu um acidente vascular cerebral em meados de setembro, agravou-se e o estadista está "entre a vida e a morte", informou fonte próxima do político de 93 anos.

"O presidente está entre a vida e a morte", disse a fonte à agência France-Presse, pedindo anonimato. "O seu estado de saúde é muito muito difícil, os médicos estão preocupados", acrescentou.

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e está hospitalizado perto de Telavive desde então. Internado na unidade de cuidados intensivos, tem estado sedado e com respiração assistida.

Peres é o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1990, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel. Foi ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.