sicnot

Perfil

Mundo

Ex-presidente israelita Shimon Peres está "entre a vida e a morte"

© Reuters

O estado do ex-presidente israelita Shimon Peres, que sofreu um acidente vascular cerebral em meados de setembro, agravou-se e o estadista está "entre a vida e a morte", informou fonte próxima do político de 93 anos.

"O presidente está entre a vida e a morte", disse a fonte à agência France-Presse, pedindo anonimato. "O seu estado de saúde é muito muito difícil, os médicos estão preocupados", acrescentou.

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e está hospitalizado perto de Telavive desde então. Internado na unidade de cuidados intensivos, tem estado sedado e com respiração assistida.

Peres é o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1990, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel. Foi ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Lusa

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37