sicnot

Perfil

Mundo

Ex-presidente israelita Shimon Peres está "entre a vida e a morte"

© Reuters

O estado do ex-presidente israelita Shimon Peres, que sofreu um acidente vascular cerebral em meados de setembro, agravou-se e o estadista está "entre a vida e a morte", informou fonte próxima do político de 93 anos.

"O presidente está entre a vida e a morte", disse a fonte à agência France-Presse, pedindo anonimato. "O seu estado de saúde é muito muito difícil, os médicos estão preocupados", acrescentou.

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de setembro e está hospitalizado perto de Telavive desde então. Internado na unidade de cuidados intensivos, tem estado sedado e com respiração assistida.

Peres é o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1990, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel. Foi ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos suburbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.