NASA deteta possíveis emissões água na lua Europa do planeta Júpiter

A NASA informou hoje que o telescópio Hubble espacial detetou possíveis emissões de vapor de água na gelada Lua Europa, do planeta Júpiter.

© NASA NASA / Reuters

"Localizamos possíveis emissões de vapor que emanam da Lua Europa de Júpiter, usando o Hubble", afirmou, em comunicado, a NASA.

Segundo o comunicado, o telescópio fez imagens do que "podem ser emissões de vapor de água que emergem da superfície" da lua.

A descoberta aumenta a possibilidade de futuras missões à Europa analisarem o oceano gelado daquela lua, sem perfurarem o gelo, refere a NASA.

"O oceano da Europa é considerado um dos lugares que poderá abrigar vida no sistema solar", disse o diretor interino de Missões de Ciência da NASA em Washington, Geoff Yoder.

As emissões atingem uma altura de cerca de 200 quilómetros de altura. A superfície da Lusa Europa tem um enorme oceano com duas vezes a água de todos os oceanos da Terra, mas o líquido está protegido por uma camada de gelo, cuja espessura é desconhecida.

Caso se confirme a descoberta hoje anunciada, a Europa será a segunda lua do sistema solar conhecida por ter emissões de vapor de água.

Em 2005, a nave internacional Cassini, da NASA, detetou jatos de vapor de água e poeira na superfície da lua Enceladus, do planeta Saturno.

• Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
  • Peso dos salários na economia diminuiu

Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

• Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco

O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

• Inaugurado Ikea de Loulé

Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

• Descoberta nova espécie de tiranossauro

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.