sicnot

Perfil

Mundo

Nasceu um bebé com três pais

© Kacper Pempel / Reuters

É um rapaz o primeiro bebé que nasceu com recurso a uma nova técnica que junta genes de três pessoas. Tem o ADN normal do pai e da mãe, juntamente com uma parte do código genético de um doador.

A descoberta foi anunciada hoje, mas o bebé, um rapaz, tem atualmente cinco meses e nasceu nos EUA. De acordo com a New Scientist, a nova técnica dos "Três Pais" foi usada pela primeira vez, de modo a garantir que o bebé não fosse afetado por uma condição genética que a mãe carrega nos seus genes.

Os especialistas dizem que este método anuncia uma nova era na medicina e que pode vir a ajudar outras famílias com problemas genéticos raros. Contudo, alertam que é preciso ser feito um controlo rigoroso a esta nova técnica chamada doação mitocondrial.

As mitocôndrias são um organito do citoplasma celular, com funções importantes na respiração e nas trocas de energia das células. Algumas mulheres carregam defeitos genéticos nas mitocôndrias, o que pode fazer com que os seus filhos tenham também o mesmo problema. Agora, uma equipa de médicos desenvolveu uma série de maneiras para contornar a situação, como foi o caso deste bebé.

A equipa dos EUA teve de viajar até ao México para realizar o procedimento - as leis norte-americanas proíbem tal procedimento -, usando um método que rapara as mitocôndrias no óculo da mãe, antes da fertilização no laboratório com o esperma do pai.

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22