sicnot

Perfil

Mundo

Nasceu um bebé com três pais

© Kacper Pempel / Reuters

É um rapaz o primeiro bebé que nasceu com recurso a uma nova técnica que junta genes de três pessoas. Tem o ADN normal do pai e da mãe, juntamente com uma parte do código genético de um doador.

A descoberta foi anunciada hoje, mas o bebé, um rapaz, tem atualmente cinco meses e nasceu nos EUA. De acordo com a New Scientist, a nova técnica dos "Três Pais" foi usada pela primeira vez, de modo a garantir que o bebé não fosse afetado por uma condição genética que a mãe carrega nos seus genes.

Os especialistas dizem que este método anuncia uma nova era na medicina e que pode vir a ajudar outras famílias com problemas genéticos raros. Contudo, alertam que é preciso ser feito um controlo rigoroso a esta nova técnica chamada doação mitocondrial.

As mitocôndrias são um organito do citoplasma celular, com funções importantes na respiração e nas trocas de energia das células. Algumas mulheres carregam defeitos genéticos nas mitocôndrias, o que pode fazer com que os seus filhos tenham também o mesmo problema. Agora, uma equipa de médicos desenvolveu uma série de maneiras para contornar a situação, como foi o caso deste bebé.

A equipa dos EUA teve de viajar até ao México para realizar o procedimento - as leis norte-americanas proíbem tal procedimento -, usando um método que rapara as mitocôndrias no óculo da mãe, antes da fertilização no laboratório com o esperma do pai.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.