sicnot

Perfil

Mundo

Nasceu um bebé com três pais

© Kacper Pempel / Reuters

É um rapaz o primeiro bebé que nasceu com recurso a uma nova técnica que junta genes de três pessoas. Tem o ADN normal do pai e da mãe, juntamente com uma parte do código genético de um doador.

A descoberta foi anunciada hoje, mas o bebé, um rapaz, tem atualmente cinco meses e nasceu nos EUA. De acordo com a New Scientist, a nova técnica dos "Três Pais" foi usada pela primeira vez, de modo a garantir que o bebé não fosse afetado por uma condição genética que a mãe carrega nos seus genes.

Os especialistas dizem que este método anuncia uma nova era na medicina e que pode vir a ajudar outras famílias com problemas genéticos raros. Contudo, alertam que é preciso ser feito um controlo rigoroso a esta nova técnica chamada doação mitocondrial.

As mitocôndrias são um organito do citoplasma celular, com funções importantes na respiração e nas trocas de energia das células. Algumas mulheres carregam defeitos genéticos nas mitocôndrias, o que pode fazer com que os seus filhos tenham também o mesmo problema. Agora, uma equipa de médicos desenvolveu uma série de maneiras para contornar a situação, como foi o caso deste bebé.

A equipa dos EUA teve de viajar até ao México para realizar o procedimento - as leis norte-americanas proíbem tal procedimento -, usando um método que rapara as mitocôndrias no óculo da mãe, antes da fertilização no laboratório com o esperma do pai.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.