sicnot

Perfil

Mundo

Nasceu um bebé com três pais

© Kacper Pempel / Reuters

É um rapaz o primeiro bebé que nasceu com recurso a uma nova técnica que junta genes de três pessoas. Tem o ADN normal do pai e da mãe, juntamente com uma parte do código genético de um doador.

A descoberta foi anunciada hoje, mas o bebé, um rapaz, tem atualmente cinco meses e nasceu nos EUA. De acordo com a New Scientist, a nova técnica dos "Três Pais" foi usada pela primeira vez, de modo a garantir que o bebé não fosse afetado por uma condição genética que a mãe carrega nos seus genes.

Os especialistas dizem que este método anuncia uma nova era na medicina e que pode vir a ajudar outras famílias com problemas genéticos raros. Contudo, alertam que é preciso ser feito um controlo rigoroso a esta nova técnica chamada doação mitocondrial.

As mitocôndrias são um organito do citoplasma celular, com funções importantes na respiração e nas trocas de energia das células. Algumas mulheres carregam defeitos genéticos nas mitocôndrias, o que pode fazer com que os seus filhos tenham também o mesmo problema. Agora, uma equipa de médicos desenvolveu uma série de maneiras para contornar a situação, como foi o caso deste bebé.

A equipa dos EUA teve de viajar até ao México para realizar o procedimento - as leis norte-americanas proíbem tal procedimento -, usando um método que rapara as mitocôndrias no óculo da mãe, antes da fertilização no laboratório com o esperma do pai.

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC