sicnot

Perfil

Mundo

Neandertais faziam joias com dentes de animais e conchas

Há cerca de 42.000 anos, os neandertais fabricavam pequenas peças de joalheria a partir de dentes de animais, conchas e marfim, revela um novo estudo. A investigação vem demonstrar que estes hominídeos desenvolveram capacidades artísticas antes de serem extintos.

"Agora sabemos que os últimos neandertais na Europa fabricaram artefactos que nós não conhecíamos na cultura material dos neandertais em períodos anteriores", refere à Live Science o responsável da investigação Frido Welker, doutorando no Instituto Max Planck de Antropologia, na Alemanha.

Esta pesquisa baseou-se nos artefactos e ossadas encontrados na gruta de Renne, em Arcy-sur-Cure, na Borgonha, cerca de 200 quilómetros a sudeste de Paris. A descoberta desta gruta aconteceu em 1949 e desde então o seu conteúdo tem sido estudado. Os artefactos descobertos são de há cerca de 50.000 a 40.000 anos, um período no qual o homo sapiens coabitou com os neandertais, levando à sua expulsão da Europa.

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22