sicnot

Perfil

Mundo

Neandertais faziam joias com dentes de animais e conchas

Há cerca de 42.000 anos, os neandertais fabricavam pequenas peças de joalheria a partir de dentes de animais, conchas e marfim, revela um novo estudo. A investigação vem demonstrar que estes hominídeos desenvolveram capacidades artísticas antes de serem extintos.

"Agora sabemos que os últimos neandertais na Europa fabricaram artefactos que nós não conhecíamos na cultura material dos neandertais em períodos anteriores", refere à Live Science o responsável da investigação Frido Welker, doutorando no Instituto Max Planck de Antropologia, na Alemanha.

Esta pesquisa baseou-se nos artefactos e ossadas encontrados na gruta de Renne, em Arcy-sur-Cure, na Borgonha, cerca de 200 quilómetros a sudeste de Paris. A descoberta desta gruta aconteceu em 1949 e desde então o seu conteúdo tem sido estudado. Os artefactos descobertos são de há cerca de 50.000 a 40.000 anos, um período no qual o homo sapiens coabitou com os neandertais, levando à sua expulsão da Europa.

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC