sicnot

Perfil

Mundo

Rei da noite de Madrid condenado a quatro anos de prisão

Reuters

O maior empresário da noite de Madrid foi hoje condenado a quatro anos de prisão pela morte de cinco jovens num acidente na sala de espetáculos "Madrid Arena" durante uma festa de Halloween em 12 de novembro de 2012.

O tribunal condenou Miguel Ángel Flores por cinco delitos de homicídio e 29 delitos de lesões por imprudência grave, considerando-o o "máximo responsável" dos acontecimentos.

As cinco jovens morreram na sequência de ferimentos depois de terem sido espezinhadas pela multidão que tentava sair do recinto da festa no Madrid Arena, um estádio coberto equipado para acolher uma festa de "Halloween" de grandes dimensões, e que estava sobrelotado.

O tribunal sublinha que a avalanche mortal foi possível pela "conduta gravemente imprudente de Miguel Ángel Flores, imprópria de um empresário experiente neste tipo de negócios" e que este "tentou conseguir a todo o momento o máximo benefício económico".

Os magistrados consideram que a morte das cinco jovens se deveu à sobrelotação do recinto estimada em 16.600 pessoas.

O tribunal também condenou a três anos de prisão por cinco delitos de homicídio por imprudência grave e lesões o coordenador de projetos do departamento de operações da empresa Madrid Espacios y Congresos, Francisco del Amo, e o diretor-geral da empresa Diviertt, Santiago Rogo, que promoveu o evento.

Miguel Ángel Flores era considerado o "rei da noite" madrilena, com a maior parte dos eventos noturnos a ser organizados pelas suas empresas.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.