sicnot

Perfil

Mundo

Terra está a perder oxigénio

Pesquisas indicam que o Nono Planeta tem uma massa dez vezes superior à da Terra e orbita o Sol a uma distância média 20 vezes superior à de Neptuno.

© NASA NASA / Reuters

A Terra está a perder oxigénio. Uma investigação publicada na revista Science revela a conclusão, mas tranquiliza: apesar da perda de oxigénio ser preocupante, os níveis do precioso gás só baixaram 0,7% em 800 mil anos.

No estudo, os investigadores assumem que descobrir com exactidão o verdadeiro motivo desta perda de oxigénio é um processo muito difícil, mas dão algumas hipóteses. Por um lado, as taxas de erosão parecem ter acelerado na história geológica recente, causando sedimentos mais frescos a serem expostos e oxidados pela atmosfera, causando um consumo maior de oxigénio.

Por outro lado, as mudanças climáticas de longo prazo também podem estar na origem deste problema. Excluindo o aquecimento provocado pelo Homem, a temperatura média do planeta tem decrescido nos últimos milhões de anos.

Os cientistas analisaram os núcleos de gelo da Gronelândia e da Antártida, que contêm bolhas de ar presas - representando a atmosfera terrestre ao longo dos últimos milhões de anos.

"À medida que os oceanos arrefecem, a solubilidade do oxigénio sobe, isto quer dizer que oxidamos mais carbono orgânico [no oceano] e isso significa que há menos para devolver à atmosfera", explica Daniel Stolper, um dos investigadores.

Por outro lado, diz, a sociedade industrial tem deixado o seu contributo:

"Estamos a consumir O2 a uma taxa mil vezes superior ao que se registava antes. A humanidade provocou uma quebra no ciclo do oxigénio ao queimar toneladas de carvão".

  • Primeiro eclipse solar 100% visível nos EUA em 38 anos
    0:40
  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.