sicnot

Perfil

Mundo

Terra está a perder oxigénio

Pesquisas indicam que o Nono Planeta tem uma massa dez vezes superior à da Terra e orbita o Sol a uma distância média 20 vezes superior à de Neptuno.

© NASA NASA / Reuters

A Terra está a perder oxigénio. Uma investigação publicada na revista Science revela a conclusão, mas tranquiliza: apesar da perda de oxigénio ser preocupante, os níveis do precioso gás só baixaram 0,7% em 800 mil anos.

No estudo, os investigadores assumem que descobrir com exactidão o verdadeiro motivo desta perda de oxigénio é um processo muito difícil, mas dão algumas hipóteses. Por um lado, as taxas de erosão parecem ter acelerado na história geológica recente, causando sedimentos mais frescos a serem expostos e oxidados pela atmosfera, causando um consumo maior de oxigénio.

Por outro lado, as mudanças climáticas de longo prazo também podem estar na origem deste problema. Excluindo o aquecimento provocado pelo Homem, a temperatura média do planeta tem decrescido nos últimos milhões de anos.

Os cientistas analisaram os núcleos de gelo da Gronelândia e da Antártida, que contêm bolhas de ar presas - representando a atmosfera terrestre ao longo dos últimos milhões de anos.

"À medida que os oceanos arrefecem, a solubilidade do oxigénio sobe, isto quer dizer que oxidamos mais carbono orgânico [no oceano] e isso significa que há menos para devolver à atmosfera", explica Daniel Stolper, um dos investigadores.

Por outro lado, diz, a sociedade industrial tem deixado o seu contributo:

"Estamos a consumir O2 a uma taxa mil vezes superior ao que se registava antes. A humanidade provocou uma quebra no ciclo do oxigénio ao queimar toneladas de carvão".

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".