sicnot

Perfil

Mundo

Violência na greve da Air France chega hoje a tribunal

Reuters

Chegam hoje a julgamento cinco antigos e atuais funcionários da Air France, quase um ano depois da greve que degenerou em violência e culminou na imagem que correu mundo.

A imagem mostrava dois executivos da companhia aérea francesa sem camisa a serem escoltados do meio do protesto do 5 de outubro, na sede da Air France, onde mais de duas mil pessoas protestavam contra o plano de restruturação que ameaçava perto de 3 mil trabalhadores.

© Jacky Naegelen / Reuters

Hoje, quase um ano depois, alguns destes cinco funcionários foram despedidos pela companhia mas têm de responder perante o tribunal de Bobigny, na periferia de Paris, plos crimes de violência e degradação com penas que podem chegar aos três anos de prisão e ao pagamento de 45 mil euros de multa.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36

    País

    O homem que ficou conhecido como o "bombeiro herói" foi distinguido este domingo, em Évora. Rui Rosinha, de 40 anos, ficou gravemente ferido num acidente durante o combate aos incêndios de Pedrógão Grande. Hoje, tem uma incapacidade de 85% e estará a receber do Estado uma pensão de apenas 267 euros.

  • As histórias e os tesouros desconhecidos das catedrais e mosteiros do norte
    5:23