sicnot

Perfil

Mundo

Violência na greve da Air France chega hoje a tribunal

Reuters

Chegam hoje a julgamento cinco antigos e atuais funcionários da Air France, quase um ano depois da greve que degenerou em violência e culminou na imagem que correu mundo.

A imagem mostrava dois executivos da companhia aérea francesa sem camisa a serem escoltados do meio do protesto do 5 de outubro, na sede da Air France, onde mais de duas mil pessoas protestavam contra o plano de restruturação que ameaçava perto de 3 mil trabalhadores.

© Jacky Naegelen / Reuters

Hoje, quase um ano depois, alguns destes cinco funcionários foram despedidos pela companhia mas têm de responder perante o tribunal de Bobigny, na periferia de Paris, plos crimes de violência e degradação com penas que podem chegar aos três anos de prisão e ao pagamento de 45 mil euros de multa.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.