Bactérias dos intestinos revelam grau de obesidade

© Daniel Munoz / Reuters

A diversidade de bactérias presentes nos intestinos pode estar diretamente relacionada com o nível de gordura em todo o organismo.

Segundo o estudo de uma equipa britânica, o risco e grau de obesidade de uma pessoa pode ser previsto e influenciado pelas bactérias, algumas herdadas dos pais.

Analisando as fezes de 1313 indivíduos, os investigadores do King's College de Londres concluíram que quanto menor a diversidade de bactérias, mais gordura há no organismo. Estudaram ainda 3666 gémeos e perceberam que muita gordura é "altamente hereditária".

"O estudo demonstrou uma clara ligação entre a diversidade de bactérias nas fezes e os marcadores de obesidade e risco cardiovascular devido à gordura visceral", afirma uma das investigadoras Michelle Beaumont.

Os cientistas ainda não determinaram a causa e efeito, mas dado que a gordura excessiva está diretamente associada a problemas cardíacos, tudo o que se faça para a reduzir ajuda.

Micróbios e saúde

À medida que se desenvolvem mais estudos sobre os micróbios internos entende-se melhor o papel que têm na nossa saúde e como é importante manter uma diversidade para o melhor processamento de alimentos e para o combate a doenças. Sabe-se já que o nosso microbioma - comunidade de microorganismos que colonizam diversas partes do organismo - contribui para algumas doenças como sindrome de fadiga crónica, depressão, ansiedade ou risco cardiovascular.

A longo prazo, os cientistas esperam conseguir melhorar a saúde das pessoas tratanto diretamento o microbioma.

Há já experiências feitas com ratinhos em que se fez um transplante fecal que de facto "reprogramou" as colónias de bactérias do estômago e eliminou alguns micróbios resistentes a antibióticos.

No que respeita à relação entre as bactérias dos intestinos e a gordura abdominal, ainda são precisas mais investigações.

• "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

• A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

SIC

• Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida

A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

• "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões

Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.