sicnot

Perfil

Mundo

Conselho de segurança turco recomenda prolongamento do estado de emergência

O conselho nacional de segurança turco, dirigido pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, recomendou esta quarta-feira o prolongamento do estado de emergência, instaurado por três meses após a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho.

"Foi decidido recomendar o prolongamento do estado de emergência para garantir eficazmente a proteção da nossa democracia, do Estado de direito, bem como os direitos e as liberdades dos nossos cidadãos", indicou o conselho (MGK), em comunicado divulgado no final de uma reunião no palácio presidencial em Ancara.

O estado de emergência foi decretado a 20 de julho, o que significa que terminava em meados de outubro.

O comunicado não refere se esta medida também será limitada a um período de três meses.

Anteriormente, as autoridades turcas tinham anunciado que 32 mil pessoas foram detidas no âmbito de vastas purgas que visam alegados apoiantes do religioso Fethullah Gulen, acusado de instigar o golpe de Estado.

"A partir de 15 de julho, foram abertos inquéritos sobre cerca de 70 mil pessoas e cerca de 32 mil foram detidas", indicou o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag.

"Ainda se poderão verificar mais detenções", advertiu Bozdag, na cadeia de televisão NTV, precisando que "algumas pessoas detidas poderão ser libertadas, ficando sob controlo judiciário, e outras totalmente livres" sem que nenhuma acusação.

A dimensão das purgas obrigou o governo turco a libertar, este verão, 38 mil presos condenados para dar lugar aos novos detidos.

De acordo com informações da imprensa turca, as autoridades preveem construir 174 novos estabelecimentos prisionais nos próximos cinco anos para aumentar a capacidade em 100 mil lugares.

As medidas tomadas na sequência da tentativa de golpe de Estado visam eliminar a alegada influência dos apoiantes de Fethullah Gulen. Universidades, escolas, forças armadas, polícia, magistratura e desportistas foram atingidos por estes procedimentos inéditos.

A justiça acusa os suspeitos de ligações com Gulen, que Ancara afirma ter organizado a tentativa de golpe de Estado, na qual morreram mais de 270 pessoas e milhares ficaram feridas.

Fethullah Gulen, inimigo "número um" do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, negou qualquer implicação na tentativa de golpe de Estado. Ancara exige com insistência a extradição de Gulen dos Estados Unidos, onde reside.

Além dos alegados apoiantes de Gulen, as purgas visaram também meios suspeitos de ligações com os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, considerado por Ancara como uma organização terrorista).

O líder do partido da oposição social-democrata, Kemal Kilicdaroglu, considerou que estas purgas e o estado de emergência vitimam um milhão de turcos.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.