sicnot

Perfil

Mundo

Detidos cinco suspeitos de ligações ao Daesh em Espanha, Alemanha e Bélgica

As polícias de Espanha, Alemanha e Bélgica detiveram cinco suspeitos de formarem uma célula do Daesh, anunciaram hoje as autoridades espanholas.

Em Espanha forma detidas três pessoas (duas em Barcelona e uma em Melilla), na Alemanha uma (em Wuppertal) e na Bélgica outra, em Bruxelas, revelou o Ministério do Interior de Espanha.

Os cinco detidos "formavam uma célula com uma estrutura perfeitamente organizada que, seguindo as orientações da organização terrorista Daesh [Estado Islâmico], atuava através de diferentes canais da Internet", segundo a mesma fonte.

As autoridades espanholas dizem que uma página no Facebook administrada pelos detidos na Bélgica e na Alemanha contava com mais de 32.500 seguidores e "as suas publicações, maioritariamente em espanhol, com o pretexto de divulgar conteúdo religioso intercalava mensagens e comentários de carater radical" e de apoio ao Estado Islâmico.

Segundos a investigação policial, o grupo tentava "incitar à realização de atentados terroristas" e de pôr em prática "de forma consciente a tática de guerra conhecida como terror informativo"-

O grupo dedicava-se ainda a localizar e escolher "elementos radicais para proceder ao seu adequado doutrinamento e captação como colaboradores", a dar contactos aos angariados como futuros combatentes do Estado Islâmico, de forma a faze-los chegar a territórios controlados pela organização terrorista, e a servir como aparelho de propaganda.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".