sicnot

Perfil

Mundo

EUA enviam 600 militares para o Iraque para apoiar ataque a Mossul

Os Estados Unidos vão enviar mais cerca de 600 militares para o Iraque para apoiar as forças iraquianas no ataque a Mossul (norte), último grande bastião do Daesh no país, informaram responsáveis norte-americanos.

O número exato de militares deverá ser anunciado ainda esta quarta-feira pela administração norte-americana.

O primeiro-ministro iraquiano anunciou hoje ter pedido aos Estados Unidos para enviarem mais instrutores e conselheiros militares para apoiar as forças de segurança iraquianas "na iminente batalha para libertar Mossul".

O Daesh tomou Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, em junho de 2014, mas as forças iraquianas, apoiadas por norte-americanos, têm recuperado vastas zonas de território na região e preparam-se para lançar o assalto contra Mossul.

Até ao momento, os Estados Unidos enviaram 4.600 militares para o Iraque, onde uma coligação internacional realiza bombardeamentos contra posições dos jihadistas.

A maior parte dos militares tem funções de treino e aconselhamento das Forças Armadas iraquianas, mas algumas unidades combatem os jihadistas no terreno. Pelo menos três militares norte-americanos foram mortos em combates.

Lusa