sicnot

Perfil

Mundo

Justiça da Noruega volta a rejeitar pedido de Snowden

A justiça norueguesa voltou esta quarta-feira a rejeitar o pedido de garantias do ex-consultor da Agência de Segurança norte-americana (NSA, sigla em inglês) Edward Snowden contra uma eventual extradição, caso fosse à Noruega para receber um prémio.

O tribunal de apelação de Borgarting (Oslo) considerou não estar habilitado a examinar se estão preenchidas as condições para a apresentação de um pedido de extradição pelos Estados Unidos, ainda antes de Snowden pisar solo norueguês e de Washington apresentar um pedido formal.

Acusado de espionagem no seu país, depois de ter divulgado a dimensão do programa de vigilância da NSA, o norte-americano - atualmente refugiado na Rússia - recorreu à justiça para poder receber o prémio Ossietzky de liberdade de expressão, sem o risco de ser enviado para o outro lado do Atlântico.

Na rede social Twitter, Snowden criticou a Noruega: "O Estado norueguês bate-se para impedir a entrega de um prémio para a liberdade de expressão. Eis o que é ganhar uma batalha em vez da guerra".

O pedido de Snowden já tinha sido rejeitado em primeira instância, no final de junho, pelas mesmas razões apresentadas pelo tribunal de apelação.

O prémio Ossietzky, atribuído a Edward Snowden em março pelo ramo norueguês do PEN Clube, vai ser entregue a 18 de novembro.

Ao conhecer a decisão do tribunal, o PEN Noruega anunciou a intenção de levar o caso ao Supremo Tribunal, a mais alta instância judiciária do país.

Herói para uns, traidor para outros, Edward Snowden não conseguiu deslocar-se à Noruega, em 2015, para receber uma outra recompensa pela liberdade de expressão, o prémio Bjornstjerne Bjornson, que aceitou por vídeoconferência.

O antigo engenheiro informático foi também proposto para o prémio Nobel da Paz, decidido pelo Comité Nobel Norueguês e que será atribuído a 07 de outubro.

Desde junho de 2013 que o norte-americano, de 33 anos, não pode sair da Rússia, país que lhe concedeu asilo.

Lusa

  • Bernie Sanders pede clemência para Edward Snowden

    Mundo

    O senador norte-americano Bernie Sanders, que foi rival de Hillary Clinton como candidato democrata à Casa Branca, encabeça uma série de depoimentos publicados esta quarta-feira no diário britânico "The Guardian" que pedem "clemência" para Edward Snowden.

  • Primeira entrevista de Snowden a uma estação televisiva norte-americana
    2:03

    Mundo

    O antigo consultor da Agência de Segurança norte-americana Edward Snowden, que denunciou um programa de espionagem em larga escala, falou pela primeira vez sobre o que fazia ao serviço dos Estados Unidos. Em entrevista à televisao NBC, revelou que foi treinado para trabalhar como agente inflitrado ao mais alto nível.

  • Snowden apela a novas regras contra abusos de vigilância informática
    1:54

    Mundo

    O antigo espião norte-americano Edward Snowden participou ontem numa sessão sobre vigilância organizada pelo Conselho de Europa, em Estrasburgo. O depoimento do perito, que os Estados Unidos acusam de ter divulgado informações confidenciais, foi feito por vídeoconferência, a partir de Moscovo, onde está exilado.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47