sicnot

Perfil

Mundo

Morte de negro desarmado provoca manifestação em San Diego

Uma manifestação percorreu quarta-feira os arredores de San Diego, no Estado da Califórnia, no sudoeste dos EUA, depois da morte de um homem negro desarmado, que foi morto pela polícia.

O homem, que sofreria de perturbações mentais, foi identificado por um familiar como sendo Alfred Olango, com 30 anos, nascido no Uganda.

O incidente ocorreu na noite de terça para quarta-feira em El Cajon, depois de a polícia ter recebido uma chamada telefónica, descrevendo um homem com um comportamento errático que deambulava no meio da circulação rodoviária.

Segundo o chefe da polícia local, Jeff Davis, Olango ignorou as ordens dos agentes que lhe diziam para tirar a mão do bolso. Um deles utilizou um 'taser', arma que envia descargas elétricas, mas outro disparou com a sua arma.

"Num dado momento, o sujeito tirou rapidamente um objeto do bolso da frente das suas calças, juntou as mãos e estendeu-as rapidamente em direção dos agentes, assumindo o que parecia ser uma posição de tiro", avançou Davis, em comunicado.

"O agente com arma elétrica disparou então", acrescentou, "e, ao mesmo tempo, o outro disparou várias vezes a arma de fogo, atingindo o sujeito".

Este incidente ocorreu em contexto racial tenso nos EUA e quando se realizaram outras manifestações, designadamente em Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, no sudeste, para protestar conta a morte de negros abatidos pelas forças da ordem.

A manifestação decorreu, sob a insígnia Justiça para Alfred Olango, frente ao posto da polícia de El Cajon.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31