sicnot

Perfil

Mundo

Morte de negro desarmado provoca manifestação em San Diego

Uma manifestação percorreu quarta-feira os arredores de San Diego, no Estado da Califórnia, no sudoeste dos EUA, depois da morte de um homem negro desarmado, que foi morto pela polícia.

O homem, que sofreria de perturbações mentais, foi identificado por um familiar como sendo Alfred Olango, com 30 anos, nascido no Uganda.

O incidente ocorreu na noite de terça para quarta-feira em El Cajon, depois de a polícia ter recebido uma chamada telefónica, descrevendo um homem com um comportamento errático que deambulava no meio da circulação rodoviária.

Segundo o chefe da polícia local, Jeff Davis, Olango ignorou as ordens dos agentes que lhe diziam para tirar a mão do bolso. Um deles utilizou um 'taser', arma que envia descargas elétricas, mas outro disparou com a sua arma.

"Num dado momento, o sujeito tirou rapidamente um objeto do bolso da frente das suas calças, juntou as mãos e estendeu-as rapidamente em direção dos agentes, assumindo o que parecia ser uma posição de tiro", avançou Davis, em comunicado.

"O agente com arma elétrica disparou então", acrescentou, "e, ao mesmo tempo, o outro disparou várias vezes a arma de fogo, atingindo o sujeito".

Este incidente ocorreu em contexto racial tenso nos EUA e quando se realizaram outras manifestações, designadamente em Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, no sudeste, para protestar conta a morte de negros abatidos pelas forças da ordem.

A manifestação decorreu, sob a insígnia Justiça para Alfred Olango, frente ao posto da polícia de El Cajon.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.