sicnot

Perfil

Mundo

Morte de negro desarmado provoca manifestação em San Diego

Uma manifestação percorreu quarta-feira os arredores de San Diego, no Estado da Califórnia, no sudoeste dos EUA, depois da morte de um homem negro desarmado, que foi morto pela polícia.

O homem, que sofreria de perturbações mentais, foi identificado por um familiar como sendo Alfred Olango, com 30 anos, nascido no Uganda.

O incidente ocorreu na noite de terça para quarta-feira em El Cajon, depois de a polícia ter recebido uma chamada telefónica, descrevendo um homem com um comportamento errático que deambulava no meio da circulação rodoviária.

Segundo o chefe da polícia local, Jeff Davis, Olango ignorou as ordens dos agentes que lhe diziam para tirar a mão do bolso. Um deles utilizou um 'taser', arma que envia descargas elétricas, mas outro disparou com a sua arma.

"Num dado momento, o sujeito tirou rapidamente um objeto do bolso da frente das suas calças, juntou as mãos e estendeu-as rapidamente em direção dos agentes, assumindo o que parecia ser uma posição de tiro", avançou Davis, em comunicado.

"O agente com arma elétrica disparou então", acrescentou, "e, ao mesmo tempo, o outro disparou várias vezes a arma de fogo, atingindo o sujeito".

Este incidente ocorreu em contexto racial tenso nos EUA e quando se realizaram outras manifestações, designadamente em Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, no sudeste, para protestar conta a morte de negros abatidos pelas forças da ordem.

A manifestação decorreu, sob a insígnia Justiça para Alfred Olango, frente ao posto da polícia de El Cajon.

Lusa

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.