sicnot

Perfil

Mundo

Oposição síria fala em solução impossível para o conflito

A escalada da violência na Síria, em particular nos bairros de Alepo controlados pela oposição ao regime de Damasco, mostra que é impossível uma solução política para o conflito, disse esta quarta-feira um dirigente oposicionista.

O vice-presidente da Coligação Nacional Síria (CNS), a principal formação da oposição no exílio, Mouwafaq Nyrabia, afirmou que "uma solução política já não é uma opção viável atual".

Assim, estes opositores estão "a ponderar todas as opções para defender o povo sírio da agressão russa" na Síria.

"As oposições armada e política estão a trabalhar para reforçar as fileiras e definir as prioridades à luz da feroz campanha militar realizada pelo regime e os seus aliados", continuou, sem mais detalhes.

A CNS não fez comunicado oficial em seu nome.

Damasco e o seu aliado russo lançaram, em 22 de setembro, uma ofensiva para recuperar a totalidade da cidade de Alepo, antiga capital económica do país, dividida desde 2012 em bairros controlados pelo regime e pela oposição.

Esta escalada de violência ocorre depois do fracasso do acordo de cessar-fogo, negociado por russos e norte-americanos e assinado em Genebra em 09 de setembro, que terminou 10 dias depois.

A guerra civil na Síria já provocou mais de 300 mil mortes e forçou ao êxodo milhões de pessoas em cinco anos e meio.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim