sicnot

Perfil

Mundo

Será o fim dos BlackBerry?

© Reuters

A BlackBerry vai deixar de produzir hardware e passar a fabricar exclusivamente software. Não estão previstos novos telemóveis da marca, mas se vir por aí um novo fique a saber que não foi produzido pela empresa. O anúncio foi feito pelo CEO, John Chen, esta quarta-feira.

Com dificuldade em acompanhar o ritmo das concorrentes Apple e Samsung, a BlackBerry não tem previstos novos lançamentos de smartphones. No entanto, isso não significa que deixem de existir.

"A empresa planeia encerrar por completo o fabrico de hardware, passando essa função a terceiros", anunciou John Chen, que em maio já tinha dito que até este mês seria feita uma avaliação à rentabilidade do mercado.

Caso a medida não seja suficiente para equilibrar as contas, o CEO confirmou que a empresa, conhecida pelos telemóveis com teclado Qwerty e pensados para o mundo empresarial, deixará definitivamente o negócio dos smartphones.

A Blackberry sofreu uma perda de mais de 331 milhões de euros no último trimestre, comparado com o lucro de 45 milhões no mesmo período do ano passado. Até agora, as vendas deste ano caíram em mais de 650 milhões de euros.

Para o futuro a empresa tem outro objetivo: "Estamos focados no desenvolvimento de software, incluindo segurança e aplicações", o que de acordo com Chen já está a funcionar.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.