sicnot

Perfil

Mundo

Será o fim dos BlackBerry?

© Reuters

A BlackBerry vai deixar de produzir hardware e passar a fabricar exclusivamente software. Não estão previstos novos telemóveis da marca, mas se vir por aí um novo fique a saber que não foi produzido pela empresa. O anúncio foi feito pelo CEO, John Chen, esta quarta-feira.

Com dificuldade em acompanhar o ritmo das concorrentes Apple e Samsung, a BlackBerry não tem previstos novos lançamentos de smartphones. No entanto, isso não significa que deixem de existir.

"A empresa planeia encerrar por completo o fabrico de hardware, passando essa função a terceiros", anunciou John Chen, que em maio já tinha dito que até este mês seria feita uma avaliação à rentabilidade do mercado.

Caso a medida não seja suficiente para equilibrar as contas, o CEO confirmou que a empresa, conhecida pelos telemóveis com teclado Qwerty e pensados para o mundo empresarial, deixará definitivamente o negócio dos smartphones.

A Blackberry sofreu uma perda de mais de 331 milhões de euros no último trimestre, comparado com o lucro de 45 milhões no mesmo período do ano passado. Até agora, as vendas deste ano caíram em mais de 650 milhões de euros.

Para o futuro a empresa tem outro objetivo: "Estamos focados no desenvolvimento de software, incluindo segurança e aplicações", o que de acordo com Chen já está a funcionar.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.