sicnot

Perfil

Mundo

Suécia vai restabelecer serviço militar obrigatório

A Suécia anunciou esta quarta-feira que vai restabelecer o serviço militar obrigatório a partir de 2018, depois de a sua abolição em 2010 ter complicado o recrutamento para as forças de defesa do país.

Segundo as conclusões de um relatório elaborado para o Ministério da Defesa, o serviço militar será obrigatório para todos os suecos nascidos depois de 1999.

A decisão tem de ser aprovada pelo parlamento e cerca de quatro mil jovens devem ser chamados anualmente.

"Espero que possamos encontrar um caminho para um método mais estável de recrutamento", disse, em conferência de imprensa, o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist.

A Suécia, não é membro da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mas assinou a Parceria para a Paz, programa lançado em 1994 para desenvolver a cooperação militar entre aquela organização e países não-membros.

Lusa

  • Uruguai apurado depois de vencer a Arábia Saudita (1-0)

    Mundial 2018 / Uruguai

    O Uruguai venceu a Arábia Saudita por 1-0 numa partida da 2ª jornada do grupo A do Mundial da Rússia. Luis Suárez inaugurou o marcador aos 23 minutos na sequência de um canto em que o guarda-redes saudita, que participa pela primeira vez em campeonatos do mundo, falhou a bola. Nos minutos seguintes a Arábia Saudita tentou responder com remates perigosos à baliza de Fernando Muslera, mas sem conseguir marcar. O saudita Taisir Al-Jassim também saiu lesionado deste jogo, depois de um choque com Guillermo Varela que o impediu de continuar a partida. O resultado vem resolver as contas do grupo A ao apurar a Rússia e o Uruguai para os oitavos de final.

  • A barba de Cristiano Ronaldo é para manter
    0:50