sicnot

Perfil

Mundo

Arábia Saudita apela aos EUA para que revogue legislação sobre os atentados do 11 de setembro

​O governo saudita apelou hoje ao congresso dos EUA para que atue de forma a parar "as consequências desastrosas" da lei anti-saudita sobre os atentados de 11 de setembro de 2001.

Esta lei é "uma fonte de grande inquietação", declarou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita que, citado pela agência noticiosa oficial saudita, SPA, convidou ""o Congresso norte-americano a tomar as medidas necessárias para acabar com as consequências desastrosas e perigosas" da lei sobre as relações entre os dois Estados.

Na quarta-feira, o Congresso dos EUA rejeitou por grande maioria um veto do Presidente Barack Obama a uma lei que autoriza os familiares das vítimas dos atentados do 11 de setembro a processarem a Arábia Saudita.

Esta lei "enfraquece a imunidade dos Estados", uma situação que "vai ter um impacto negativo sobre todos os Estados, incluindo os EUA", preveniu o porta-voz saudita, sublinhando a oposição do governo do Presidente Obama ao texto.

O documento recolheu "a oposição de vários Estados", acrescentou o porta-voz saudita, esperando que "a sabedoria prevaleça".

A Arábia Saudita, que sente o voto hostil do Congresso como "uma facada nas costas", poderia ripostar reduzindo a sua cooperação com os EUA, designadamente no contraterrorismo, segundo alguns analistas.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.