sicnot

Perfil

Mundo

Arábia Saudita apela aos EUA para que revogue legislação sobre os atentados do 11 de setembro

​O governo saudita apelou hoje ao congresso dos EUA para que atue de forma a parar "as consequências desastrosas" da lei anti-saudita sobre os atentados de 11 de setembro de 2001.

Esta lei é "uma fonte de grande inquietação", declarou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita que, citado pela agência noticiosa oficial saudita, SPA, convidou ""o Congresso norte-americano a tomar as medidas necessárias para acabar com as consequências desastrosas e perigosas" da lei sobre as relações entre os dois Estados.

Na quarta-feira, o Congresso dos EUA rejeitou por grande maioria um veto do Presidente Barack Obama a uma lei que autoriza os familiares das vítimas dos atentados do 11 de setembro a processarem a Arábia Saudita.

Esta lei "enfraquece a imunidade dos Estados", uma situação que "vai ter um impacto negativo sobre todos os Estados, incluindo os EUA", preveniu o porta-voz saudita, sublinhando a oposição do governo do Presidente Obama ao texto.

O documento recolheu "a oposição de vários Estados", acrescentou o porta-voz saudita, esperando que "a sabedoria prevaleça".

A Arábia Saudita, que sente o voto hostil do Congresso como "uma facada nas costas", poderia ripostar reduzindo a sua cooperação com os EUA, designadamente no contraterrorismo, segundo alguns analistas.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..