sicnot

Perfil

Mundo

Homem abatido pela polícia na Califórnia apontou cigarro eletrónico aos agentes

© Reuters

O objeto que o homem abatido na terça-feira pela polícia em El Cajon, na Califórnia, Estados Unidos, apontou aos agentes foi um cigarro eletrónico, informaram esta quinta-feira as autoridades.

"O vaporizador tem um cilindro prateado de 2,5 centímetros de diâmetro e 7,5 de comprimento", explicou a polícia, em comunicado, ao referir-se ao objeto apontado pelo homem antes de ser abatido.

No momento em que o homem juntou as duas mãos, colocando-as numa aparente posição de tiro, os dois agentes dispararam: um com um taser, pistola que envia descargas elétricas, e outro com a sua arma de fogo.

O homem abatido foi identificado como Alfred Okwera Olango, de 38 anos, oriundo do Uganda.

A polícia difundiu uma fotografia, do momento em que Olango apontou o objeto a um dos agentes, extraída de um vídeo amador que não pretende tornar público.

Na quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, dezenas de pessoas protestaram em El Cajon por causa da morte de Olango, para pedir que esse vídeo, atualmente na posse da polícia, seja divulgado e para reivindicar uma investigação independente ao caso.

Este incidente ocorreu em contexto de crescente tensão racial nos Estados Unidos e quando se realizaram outras manifestações, designadamente em Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, no sudeste, para protestar conta a morte de negros abatidos pelas forças da ordem.

Lusa

  • Polícia dos EUA mata mais um afroamericano

    Mundo

    A polícia matou esta terça-feira mais um afroamericano em San Diego, nos Estados Unidos da América. Um tiroteio que acontece dias depois das mortes de outros cidadãos afroamericanos em Charlotte e em Oklahoma, alvejados pela polícia, e que têm motivado muitos protestos.

  • Levantado recolher obrigatório em Charlotte, EUA

    Mundo

    As autoridades de Charlotte, nos Estados Unidos da América, levantaram no domingo o recolher obrigatório decretado na sequência de violentas manifestações naquela cidade do estado da Carolina do Norte desencadeadas pela morte de um afroamericano às mãos da polícia.

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.