sicnot

Perfil

Mundo

Homem abatido pela polícia na Califórnia apontou cigarro eletrónico aos agentes

© Reuters

O objeto que o homem abatido na terça-feira pela polícia em El Cajon, na Califórnia, Estados Unidos, apontou aos agentes foi um cigarro eletrónico, informaram esta quinta-feira as autoridades.

"O vaporizador tem um cilindro prateado de 2,5 centímetros de diâmetro e 7,5 de comprimento", explicou a polícia, em comunicado, ao referir-se ao objeto apontado pelo homem antes de ser abatido.

No momento em que o homem juntou as duas mãos, colocando-as numa aparente posição de tiro, os dois agentes dispararam: um com um taser, pistola que envia descargas elétricas, e outro com a sua arma de fogo.

O homem abatido foi identificado como Alfred Okwera Olango, de 38 anos, oriundo do Uganda.

A polícia difundiu uma fotografia, do momento em que Olango apontou o objeto a um dos agentes, extraída de um vídeo amador que não pretende tornar público.

Na quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, dezenas de pessoas protestaram em El Cajon por causa da morte de Olango, para pedir que esse vídeo, atualmente na posse da polícia, seja divulgado e para reivindicar uma investigação independente ao caso.

Este incidente ocorreu em contexto de crescente tensão racial nos Estados Unidos e quando se realizaram outras manifestações, designadamente em Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, no sudeste, para protestar conta a morte de negros abatidos pelas forças da ordem.

Lusa

  • Polícia dos EUA mata mais um afroamericano

    Mundo

    A polícia matou esta terça-feira mais um afroamericano em San Diego, nos Estados Unidos da América. Um tiroteio que acontece dias depois das mortes de outros cidadãos afroamericanos em Charlotte e em Oklahoma, alvejados pela polícia, e que têm motivado muitos protestos.

  • Levantado recolher obrigatório em Charlotte, EUA

    Mundo

    As autoridades de Charlotte, nos Estados Unidos da América, levantaram no domingo o recolher obrigatório decretado na sequência de violentas manifestações naquela cidade do estado da Carolina do Norte desencadeadas pela morte de um afroamericano às mãos da polícia.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.