sicnot

Perfil

Mundo

Rússia diz que mantém bombardeamentos na Síria apesar de apelos dos EUA

© Abdalrhman Ismail / Reuters

A Rússia anunciou hoje que vai continuar com os bombardeamentos na Síria, apesar dos apelos dos Estados Unidos para que suspenda os ataques a Alepo.

"Moscovo prossegue a sua operação aérea de apoio à luta antiterrorista das Forças Armadas sírias", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Tomámos infelizmente nota do caráter não construtivo da retórica de Washington nos últimos dias", acrescentou.

Na quarta-feira, o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, disse que os Estados Unidos deixarão de cooperar com a Rússia na Síria se Moscovo não suspender os bombardeamentos contra a cidade de Alepo (norte).

No mesmo dia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou que o bombardeamento dos dois principais hospitais daquela cidade constitui "crime de guerra", e o chefe da diplomacia francesa, Jean-Marc Ayrault, anunciou ter proposto à ONU uma resolução para um cessar-fogo.

"Moscovo mantém o seu interesse na cooperação com Washington tanto para a aplicação dos acordos como para aumentar a eficácia da luta contra o terrorismo na Síria", disse Peskov.

"Mas Moscovo também espera que as obrigações que Washington aceitou assumir serão respeitadas. Até ao momento, não foram", acrescentou.

Os Estados Unidos e a Rússia lideram os esforços internacionais para pôr termo à guerra iniciada na Síria há cinco anos e, a 9 de setembro, acordaram num cessar-fogo, ao abrigo do qual Moscovo devia obter de Bashar al-Assad o fim dos bombardeamentos contra civis e Washington pressionar os rebeldes a distanciar-se dos 'jihadistas'.

O cessar-fogo não perdurou, com acusações mútuas de responsabilidade.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42