sicnot

Perfil

Mundo

Uma em dez crianças tem defesas contra a sida

© Anton Meres / Reuters

Uma em cada dez crianças tem um sistema imunitário muito semelhante ao dos macacos que impede o desenvolvimento da sida.

Uma infeção por VIH que não seja tratada mata 60% das crianças em dois anos e meio, mas uma infeção igual em macacos não é fatal. Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine revela que há crianças cujo sistema imunitário se mantém "calmo" e a doença não se desenvolve.

Os cientistas analisaram o sangue de 170 crianças da África do Sul infetadas por VIH mas que nunca tinham sido tratadas com antirretrovirais e, mesmo assim, não tinham desenvolvido sida. As análises revelaram que as crianças tinham milhares de vírus da imunodeficiência adquirida em cada mililitro do seu sangue, o que normalmente levaria o sistema imunitário a reagir desmesuradamente e a tentar combater a infeção ou a doença desenvolver-se-ia. Mas nada disto aconteceu.

"Essencialmente, o que acontece é que o sistema imunitário está a ignorar os vírus", disse à BBC Philip Goulder, um dos investigadores da Universidade de Oxford. "Lançar uma guerra contra os vírus é por vezes a pior coisa a fazer".

O VIH ataca os glóbulos brancos - os guerreiros do sistema imunitário. Quando as defesas do organismo reagem até à exaustão para matar o vírus, muitas mais dessas células vão morrer devido aos níveis elevados de inflamação.

Para os cientistas, a forma como o sistema imunitário destas crianças reage ao vírus tem imensas semelhanças com a forma como os primatas não humanos de África lidam com o vírus da imunodeficiência símia (VIS). Cerca de 40 espécies destes primatas estão infetadas pelo vírus, mas não têm uma reação imunitária excessiva nem a doença.

Acontece que os primatas tiveram milhares de anos de evolução para desenvolver formas de combater a infeção.

"A seleção natural resultou nestes casos e o mecanismo é muito semelhante ao que vemos nestas crianças", afirmou Philip Goulder.

São precisos mais estudos para perceber exatamente como funciona este mecanismo do sistema imunitário das crianças, obter informação sobre como a doença se desenvolve e determinar tratamentos mais eficazes.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17