sicnot

Perfil

Mundo

Uma em dez crianças tem defesas contra a sida

© Anton Meres / Reuters

Uma em cada dez crianças tem um sistema imunitário muito semelhante ao dos macacos que impede o desenvolvimento da sida.

Uma infeção por VIH que não seja tratada mata 60% das crianças em dois anos e meio, mas uma infeção igual em macacos não é fatal. Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine revela que há crianças cujo sistema imunitário se mantém "calmo" e a doença não se desenvolve.

Os cientistas analisaram o sangue de 170 crianças da África do Sul infetadas por VIH mas que nunca tinham sido tratadas com antirretrovirais e, mesmo assim, não tinham desenvolvido sida. As análises revelaram que as crianças tinham milhares de vírus da imunodeficiência adquirida em cada mililitro do seu sangue, o que normalmente levaria o sistema imunitário a reagir desmesuradamente e a tentar combater a infeção ou a doença desenvolver-se-ia. Mas nada disto aconteceu.

"Essencialmente, o que acontece é que o sistema imunitário está a ignorar os vírus", disse à BBC Philip Goulder, um dos investigadores da Universidade de Oxford. "Lançar uma guerra contra os vírus é por vezes a pior coisa a fazer".

O VIH ataca os glóbulos brancos - os guerreiros do sistema imunitário. Quando as defesas do organismo reagem até à exaustão para matar o vírus, muitas mais dessas células vão morrer devido aos níveis elevados de inflamação.

Para os cientistas, a forma como o sistema imunitário destas crianças reage ao vírus tem imensas semelhanças com a forma como os primatas não humanos de África lidam com o vírus da imunodeficiência símia (VIS). Cerca de 40 espécies destes primatas estão infetadas pelo vírus, mas não têm uma reação imunitária excessiva nem a doença.

Acontece que os primatas tiveram milhares de anos de evolução para desenvolver formas de combater a infeção.

"A seleção natural resultou nestes casos e o mecanismo é muito semelhante ao que vemos nestas crianças", afirmou Philip Goulder.

São precisos mais estudos para perceber exatamente como funciona este mecanismo do sistema imunitário das crianças, obter informação sobre como a doença se desenvolve e determinar tratamentos mais eficazes.

  • Eurogrupo dá luz verde ao Orçamento do Estado
    0:29

    Orçamento do Estado 2017

    O Orçamento português passou no Eurogrupo mas os ministros das Finanças alertam que podem ser precisas mais medidas para cumprir as metas e em março vão voltar a olhar para as contas. Para já, estão satisfeitos com o compromisso assumido por Mário Centeno e mais sete ministros da zona euro, cujos Orçamentos estão em risco de incumprimento.

  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados".Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade. A SIC esteve em Luanda e falou com o advogado Adolfo Campos e com os músicos Carbono Casimiro, Mona Dya Kidi e David Salei. Já todos estiveram presos. Já todos foram vítimas de violência policial. Defendem que "a geração anterior comprometeu o país" e acreditam que só a mudança política pode trazer um futuro melhor. Para estes jovens activistas, a guerra que arrasou o país, e com que o regime justifica tudo, não deixou heróis, apenas "vilões e vítimas".

  • Homem e cão resgatados das águas na Andaluzia
    0:32