sicnot

Perfil

Mundo

Uma em dez crianças tem defesas contra a sida

© Anton Meres / Reuters

Uma em cada dez crianças tem um sistema imunitário muito semelhante ao dos macacos que impede o desenvolvimento da sida.

Uma infeção por VIH que não seja tratada mata 60% das crianças em dois anos e meio, mas uma infeção igual em macacos não é fatal. Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine revela que há crianças cujo sistema imunitário se mantém "calmo" e a doença não se desenvolve.

Os cientistas analisaram o sangue de 170 crianças da África do Sul infetadas por VIH mas que nunca tinham sido tratadas com antirretrovirais e, mesmo assim, não tinham desenvolvido sida. As análises revelaram que as crianças tinham milhares de vírus da imunodeficiência adquirida em cada mililitro do seu sangue, o que normalmente levaria o sistema imunitário a reagir desmesuradamente e a tentar combater a infeção ou a doença desenvolver-se-ia. Mas nada disto aconteceu.

"Essencialmente, o que acontece é que o sistema imunitário está a ignorar os vírus", disse à BBC Philip Goulder, um dos investigadores da Universidade de Oxford. "Lançar uma guerra contra os vírus é por vezes a pior coisa a fazer".

O VIH ataca os glóbulos brancos - os guerreiros do sistema imunitário. Quando as defesas do organismo reagem até à exaustão para matar o vírus, muitas mais dessas células vão morrer devido aos níveis elevados de inflamação.

Para os cientistas, a forma como o sistema imunitário destas crianças reage ao vírus tem imensas semelhanças com a forma como os primatas não humanos de África lidam com o vírus da imunodeficiência símia (VIS). Cerca de 40 espécies destes primatas estão infetadas pelo vírus, mas não têm uma reação imunitária excessiva nem a doença.

Acontece que os primatas tiveram milhares de anos de evolução para desenvolver formas de combater a infeção.

"A seleção natural resultou nestes casos e o mecanismo é muito semelhante ao que vemos nestas crianças", afirmou Philip Goulder.

São precisos mais estudos para perceber exatamente como funciona este mecanismo do sistema imunitário das crianças, obter informação sobre como a doença se desenvolve e determinar tratamentos mais eficazes.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.