sicnot

Perfil

Mundo

Furacão Matthew ameaça Colômbia, Cuba e Jamaica

O furacão "Matthew" evoluiu esta sexta-feira para a categoria 4, ao avançar pela zona central das Caraíbas, ameaçando a Colômbia, Cuba e Jamaica, informou o centro nacional de furacões (NHC) dos Estados Unidos.

"Matthew", o quinto furacão da temporada no Atlântico, regista ventos de 220 quilómetros por hora, indicou o NHC (sigla em inglês), no boletim das 17:00 (22:00 em Lisboa).

O furacão encontra-se a 120 quilómetros a norte de Punta Gallinas (Colômbia) e a 750 quilómetros a sudeste de Kingston (Jamaica).

A categoria 4 é a penúltima da escala Saffir-Simpson, que mede de 1 a 5 a intensidade dos furacões.

A Administração de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos prevê para este ano a formação de entre dez e 16 tempestades tropicais, das quais entre quatro e oito podem chegar a furacões.

Lusa

  • Partidos exigem explicações sobre transferências para offshores entre 2011 e 2014

    Economia

    O PS junta-se ao PCP, o Bloco de Esquerda e o PSD no pedido para a audição urgente do antigo e o atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a falta de controlo do Fisco às transferências de dinheiro para paraísos fiscais. Em causa está a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores. O CSD é o único partido que ainda não se pronunciou.