sicnot

Perfil

Mundo

Polícia colombiana detém mais de 200 traficantes de droga

A polícia colombiana apanhou 238 suspeitos de tráfico de droga e desmantelou 15 gangues criminosos em dez dos 32 distritos do país, anunciaram esta sexta-feira as autoridades.

Os suspeitos capturados estão ligados "não apenas ao tráfico de drogas, mas também ao homicídio de 63 pessoas", declarou aos jornalistas o chefe da polícia da Colômbia, General Jorge Hernando Nieto.

A "Operação Temis II" decorreu ao longo de várias horas nos distritos (conhecidos na Colômbia por departamentos) de Antioquia, Boyaca, Caldas, Casanare, Cundinamarca, Huila, Narino, Santander, Tolima e Valle del Cauca.

As autoridades colombianas infiltraram agentes nos gangues e estes revelaram que os criminosos usavam menores, sem-abrigos, condutores de táxi e vendedores de rua para vender drogas.

"Algumas das organizações agora desmanteladas eram compostas por clãs familiares que se dedicavam a estas atividades ilícitas desde há décadas", informaram as autoridades.

Durante as operações anti-droga, as autoridades da Colômbia também apanharam os suspeitos enquanto estes cometiam crimes como homicídios, extorsão, ameaças, assaltos, posse ilegal de armas de fogo, associação criminosa e uso de menores para cometer crimes.

A Colômbia é o maior produtor mundial de planta da coca, a base para a produção de cocaína. É também o maior produtor mundial de cocaína, com um volume estimado de 646 toneladas no ano passado, segundo as Nações Unidas.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.