sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Megi causa três mortos e 20 desaparecidos na China

Pelo menos três pessoas morreram e 20 estão desaparecidas no leste da China na sequência de um deslizamento de terras provocado na quarta-feira pelo tufão Megi, informou a imprensa oficial.

O deslizamento de 400.000 metros cúbicos de terra, na localidade de Sucun, província de Zhejiang, a partir de montanhas próximas a um vale onde estavam 40 casas, enterrou completamente metade das habitações.

As equipas de resgate encontraram, até agora três corpos, e quinze pessoas foram encontradas com vida durante os trabalhos de salvamento. Entre os mortos há uma mulher de 60 anos e uma criança de seis.

Vinte pessoas continuam desaparecidas sob os escombros.

Cerca de 1.400 habitantes da aldeia foram levados para outras áreas, enquanto 2.200 pessoas participam dos trabalhos de resgate.

Também na província de Zhejiang, seis pessoas desapareceram na aldeia de Baofeng, depois de um outro deslizamento de terras ter enterrado várias habitações.

O tufão Megi causou também inundações em amplas áreas junto à costa do sul e leste da China, sobretudo nas províncias de Zhejiang e Fujian.

Antes de chegar à China, o tufão Megi passou por Taiwan, tendo causado quatro mortos, mais de 600 feridos, quase 15.000 deslocados e grandes danos nas infraestruturas da ilha.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.