sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede que jamais se faça proselitismo com os ortodoxos

O papa Francisco pediu este sábado que "jamais se faça proselitismo com os ortodoxos", durante o encontro que manteve com seminaristas, religiosos e fiéis católicos na Igreja da Imaculada, em Tblisi, na Geórgia.

"O proselitismo é um pecado contra o ecumenismo. Jamais se deve fazer proselitismo com os ortodoxos", disse o papa neste segundo dia de visita à Geórgia, país em que a maioria da população pertence à Igreja Ortodoxa.

Francisco encontrou-se com cerca de trezentos católicos e escutou alguns discursos, um dos quais sobre o ecumenismo, o caminho de união dos cristãos e os obstáculos que estão a enfrentar.

"Deixemos que teólogos estudem isso", disse o papa argentino, respondendo de maneira improvisada aos discursos.

Acrescentou que com "os vizinhos ortodoxos" deve-se ser "aberto", "amigo" e nunca forçá-los a que se convertam.

(Os ortodoxos) "são nossos irmãos e irmãs, discípulos de Jesus Cristo, mas por situações históricas, pois, acabamos aqui", disse o papa.

"Nunca condená-los. Só amizade e caminhar juntos. Rezar uns pelos outros e fazer obras de caridade conjuntas quando for possível. Este é o ecumenismo", acrescentou.

A viagem do papa à Geórgia está a ser marcada pelo desejo de estabelecer pontes com os ortodoxos.

O patriarca ortodoxo georgiano, Elias II, foi ao aeroporto receber o papa Francisco e depois recebeu-o cordialmente na sede do Patriarcado.

No entanto, esta manhã estava previsto que uma delegação ortodoxa participasse na missa que o pontífice celebrou num estádio de futebol, mas acabou por não comparecer.

Ainda hoje, o papa irá a Mtsketa, antiga capital da Geórgia, a 16 quilómetros de Tbilisi, onde visitará a catedral, centro espiritual da Igreja ortodoxa georgiana.

No domingo, Francisco viajará para o Azerbaijão.

Lusa

  • Papa Francisco de visita à Geórgia

    Mundo

    O Papa Francisco está de visita à Geórgia, onde chegou esta sexta-feira feira. No primeiro discurso no palácio presidencial de Tbilisi, o Papa sublinhou que a Geórgia é quase uma "ponte natural" entre a Europa e a Ásia e que o país tem sido um local de "encontros e intercâmbio" entre culturas e civilizações.

  • Papa confirma visita a Fátima em 2017

    País

    O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse hoje que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, "mas a Fátima", a propósito do Centenário das Aparições.

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC