Papa pede que jamais se faça proselitismo com os ortodoxos
01.10.2016 17h06
O papa Francisco pediu este sábado que "jamais se faça proselitismo com os ortodoxos", durante o encontro que manteve com seminaristas, religiosos e fiéis católicos na Igreja da Imaculada, em Tblisi, na Geórgia.
"O proselitismo é um pecado contra o ecumenismo. Jamais se deve fazer proselitismo com os ortodoxos", disse o papa neste segundo dia de visita à Geórgia, país em que a maioria da população pertence à Igreja Ortodoxa.
Francisco encontrou-se com cerca de trezentos católicos e escutou alguns discursos, um dos quais sobre o ecumenismo, o caminho de união dos cristãos e os obstáculos que estão a enfrentar.
"Deixemos que teólogos estudem isso", disse o papa argentino, respondendo de maneira improvisada aos discursos.
Acrescentou que com "os vizinhos ortodoxos" deve-se ser "aberto", "amigo" e nunca forçá-los a que se convertam.
(Os ortodoxos) "são nossos irmãos e irmãs, discípulos de Jesus Cristo, mas por situações históricas, pois, acabamos aqui", disse o papa.
"Nunca condená-los. Só amizade e caminhar juntos. Rezar uns pelos outros e fazer obras de caridade conjuntas quando for possível. Este é o ecumenismo", acrescentou.
A viagem do papa à Geórgia está a ser marcada pelo desejo de estabelecer pontes com os ortodoxos.
O patriarca ortodoxo georgiano, Elias II, foi ao aeroporto receber o papa Francisco e depois recebeu-o cordialmente na sede do Patriarcado.
No entanto, esta manhã estava previsto que uma delegação ortodoxa participasse na missa que o pontífice celebrou num estádio de futebol, mas acabou por não comparecer.
Ainda hoje, o papa irá a Mtsketa, antiga capital da Geórgia, a 16 quilómetros de Tbilisi, onde visitará a catedral, centro espiritual da Igreja ortodoxa georgiana.
No domingo, Francisco viajará para o Azerbaijão.
Lusa
Relacionados
-
Papa Francisco de visita à Geórgia
O Papa Francisco está de visita à Geórgia, onde chegou esta sexta-feira feira. No primeiro discurso no palácio presidencial de Tbilisi, o Papa sublinhou que a Geórgia é quase uma "ponte natural" entre a Europa e a Ásia e que o país tem sido um local de "encontros e intercâmbio" entre culturas e civilizações.
-
Papa confirma visita a Fátima em 2017
O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse hoje que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, "mas a Fátima", a propósito do Centenário das Aparições.
Na Homepage
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
26.04.2018 às 13h37
-
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
26.04.2018 às 13h24
- 5:08
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
26.04.2018 às 13h26
-
-
Chuva e termómetros a cair entre 5 e 8ºC a partir de hoje
A chuva vai regressar ao território do continente português a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
26.04.2018 às 7h14
- 1:27