sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede que jamais se faça proselitismo com os ortodoxos

O papa Francisco pediu este sábado que "jamais se faça proselitismo com os ortodoxos", durante o encontro que manteve com seminaristas, religiosos e fiéis católicos na Igreja da Imaculada, em Tblisi, na Geórgia.

"O proselitismo é um pecado contra o ecumenismo. Jamais se deve fazer proselitismo com os ortodoxos", disse o papa neste segundo dia de visita à Geórgia, país em que a maioria da população pertence à Igreja Ortodoxa.

Francisco encontrou-se com cerca de trezentos católicos e escutou alguns discursos, um dos quais sobre o ecumenismo, o caminho de união dos cristãos e os obstáculos que estão a enfrentar.

"Deixemos que teólogos estudem isso", disse o papa argentino, respondendo de maneira improvisada aos discursos.

Acrescentou que com "os vizinhos ortodoxos" deve-se ser "aberto", "amigo" e nunca forçá-los a que se convertam.

(Os ortodoxos) "são nossos irmãos e irmãs, discípulos de Jesus Cristo, mas por situações históricas, pois, acabamos aqui", disse o papa.

"Nunca condená-los. Só amizade e caminhar juntos. Rezar uns pelos outros e fazer obras de caridade conjuntas quando for possível. Este é o ecumenismo", acrescentou.

A viagem do papa à Geórgia está a ser marcada pelo desejo de estabelecer pontes com os ortodoxos.

O patriarca ortodoxo georgiano, Elias II, foi ao aeroporto receber o papa Francisco e depois recebeu-o cordialmente na sede do Patriarcado.

No entanto, esta manhã estava previsto que uma delegação ortodoxa participasse na missa que o pontífice celebrou num estádio de futebol, mas acabou por não comparecer.

Ainda hoje, o papa irá a Mtsketa, antiga capital da Geórgia, a 16 quilómetros de Tbilisi, onde visitará a catedral, centro espiritual da Igreja ortodoxa georgiana.

No domingo, Francisco viajará para o Azerbaijão.

Lusa

  • Papa Francisco de visita à Geórgia

    Mundo

    O Papa Francisco está de visita à Geórgia, onde chegou esta sexta-feira feira. No primeiro discurso no palácio presidencial de Tbilisi, o Papa sublinhou que a Geórgia é quase uma "ponte natural" entre a Europa e a Ásia e que o país tem sido um local de "encontros e intercâmbio" entre culturas e civilizações.

  • Papa confirma visita a Fátima em 2017

    País

    O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse hoje que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, "mas a Fátima", a propósito do Centenário das Aparições.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.