sicnot

Perfil

Mundo

Papa chega ao Azerbaijão após visita à Geórgia

O Papa Francisco chegou hoje a Baku, capital do Azerbaijão, procedente da vizinha Geórgia, para completar o seu périplo pela região do Cáucaso.

O airbus da companhia italiana em que voou Francisco aterrou no aeroporto internacional Gueidar Aliev às 09:30 locais (06:30 em Lisboa).

O papa foi recebido à chegada pelo primeiro vice-primeiro-ministro, Yarub Eyubov, e depois seguiu para uma receção.

Francisco vai visitar a Igreja Católica da Imaculada Conceição, no Centro Salesiano do capital do Azerbaijão, onde vai realizar uma missa e almoçar com a comunidade salesiana.

Pelas 16:30 (13:30 em Lisboa), decorre na Praça do Palácio Presidencial de Baku a cerimónia oficial de receção do papa, em que o líder dos católicos vai ter um encontro com o Presidente do Azerbaijão, Iham Aliev.

Os dois seguem uma hora mais tarde para o Centro Gueidar Aliev, onde deverão proferir discursos de dez minutos cada.

Antes de regressar a Roma, Francisco vai ter, na mesquita Gueidar, um encontro privado com o xeque Allahshukur Pashazadeh, líder religioso de todos os muçulmanos no do Cáucaso, região integrada também pela Arménia e Geórgia, mas na qual apenas o Azerbaijão é de maioria muçulmana.

Pelas 18:00 locais (15:00 em Lisboa) o papa vai encontrar-se com representantes de outras comunidades religiosas do país e às 19:00 (16:00 em Lisboa), parte do aeroporto de Baku com destino a Roma.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.