sicnot

Perfil

Mundo

Papa chega ao Azerbaijão após visita à Geórgia

O Papa Francisco chegou hoje a Baku, capital do Azerbaijão, procedente da vizinha Geórgia, para completar o seu périplo pela região do Cáucaso.

O airbus da companhia italiana em que voou Francisco aterrou no aeroporto internacional Gueidar Aliev às 09:30 locais (06:30 em Lisboa).

O papa foi recebido à chegada pelo primeiro vice-primeiro-ministro, Yarub Eyubov, e depois seguiu para uma receção.

Francisco vai visitar a Igreja Católica da Imaculada Conceição, no Centro Salesiano do capital do Azerbaijão, onde vai realizar uma missa e almoçar com a comunidade salesiana.

Pelas 16:30 (13:30 em Lisboa), decorre na Praça do Palácio Presidencial de Baku a cerimónia oficial de receção do papa, em que o líder dos católicos vai ter um encontro com o Presidente do Azerbaijão, Iham Aliev.

Os dois seguem uma hora mais tarde para o Centro Gueidar Aliev, onde deverão proferir discursos de dez minutos cada.

Antes de regressar a Roma, Francisco vai ter, na mesquita Gueidar, um encontro privado com o xeque Allahshukur Pashazadeh, líder religioso de todos os muçulmanos no do Cáucaso, região integrada também pela Arménia e Geórgia, mas na qual apenas o Azerbaijão é de maioria muçulmana.

Pelas 18:00 locais (15:00 em Lisboa) o papa vai encontrar-se com representantes de outras comunidades religiosas do país e às 19:00 (16:00 em Lisboa), parte do aeroporto de Baku com destino a Roma.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.