sicnot

Perfil

Mundo

Papa chega ao Azerbaijão após visita à Geórgia

O Papa Francisco chegou hoje a Baku, capital do Azerbaijão, procedente da vizinha Geórgia, para completar o seu périplo pela região do Cáucaso.

O airbus da companhia italiana em que voou Francisco aterrou no aeroporto internacional Gueidar Aliev às 09:30 locais (06:30 em Lisboa).

O papa foi recebido à chegada pelo primeiro vice-primeiro-ministro, Yarub Eyubov, e depois seguiu para uma receção.

Francisco vai visitar a Igreja Católica da Imaculada Conceição, no Centro Salesiano do capital do Azerbaijão, onde vai realizar uma missa e almoçar com a comunidade salesiana.

Pelas 16:30 (13:30 em Lisboa), decorre na Praça do Palácio Presidencial de Baku a cerimónia oficial de receção do papa, em que o líder dos católicos vai ter um encontro com o Presidente do Azerbaijão, Iham Aliev.

Os dois seguem uma hora mais tarde para o Centro Gueidar Aliev, onde deverão proferir discursos de dez minutos cada.

Antes de regressar a Roma, Francisco vai ter, na mesquita Gueidar, um encontro privado com o xeque Allahshukur Pashazadeh, líder religioso de todos os muçulmanos no do Cáucaso, região integrada também pela Arménia e Geórgia, mas na qual apenas o Azerbaijão é de maioria muçulmana.

Pelas 18:00 locais (15:00 em Lisboa) o papa vai encontrar-se com representantes de outras comunidades religiosas do país e às 19:00 (16:00 em Lisboa), parte do aeroporto de Baku com destino a Roma.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.